Nova fase da Lava Jato mira propina em compra de navios de R$ 857 milhões pela Transpetro
A Lava Jato de Curitiba cumpre dois mandados de prisão e seis de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira, 19. A operação é realizada no âmbito de uma investigação sobre crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na compra e venda de navios pela Transpetro, subsidiária da Petrobras. A nova fase foi batizada de...
A Lava Jato de Curitiba cumpre dois mandados de prisão e seis de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira, 19. A operação é realizada no âmbito de uma investigação sobre crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na compra e venda de navios pela Transpetro, subsidiária da Petrobras. A nova fase foi batizada de Navegar é Preciso.
Os mandados são cumpridos em Alagoas, São Paulo e no Rio de Janeiro e têm como objetivo avançar na apuração sobre o pagamento de propina por um estaleiro para um funcionário da Transpetro, em troca de favorecimento em contratos para compra de navios que alcançam o valor de 857 milhões de reais. A propina, diz a PF, teria sido "disfarçada" por meio de um contrato falso de investimento em uma empresa estrangeira ligada a um executivo da Transpetro e um grupo empresarial dono do estaleiro.
Segundo a Polícia Federal, a contratação não considerou estudos que mostravam a falta de capacidade técnica e financeira do estaleiro para construir os navios. Mesmo após a contratação, o favorecimento à empresa dona do estaleiro teria continuado com prorrogações de prazos de entrega e assinatura de aditivos contratuais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ClaytonG
2020-08-20 10:21:45Foi o ex-presidente Lula, em seu governo, que criou os estaleiros para fabricar navios. Não é da atual gestão.
Donizete
2020-08-19 19:18:00Segundo o jornalista da globonews esse tipo de corrupção vale a pena é glamurosa!
José
2020-08-19 14:47:48Tudo na era petralha ....bandidos
Alberto
2020-08-19 14:31:58É por essa e outras que a corja quer acabar com a lavajato
Edgar
2020-08-19 12:32:32Pergunta-se: por que Bolsonaro é contra a Lava Jato? Será porque seu desdobramento levou os investigadores tão perto de sua família? É verdade que todo excesso e toda injustiça, se houver deve ser cortada. Mas, em geral temos que apoiar sim a Lava Jato e seus desmembramentos. Precisamos passar este País a limpo.
Silvino
2020-08-19 11:20:55Muita calma nessa hora pessoal pois lá vem para defendê-los ou simplesmente soltá-los, os mesmos de sempre: Gilmau, Lewan ou alguém que estiver de preferecialmente de plantão. A impunidade reina nesse país. Quando será que veramos um condenado pela Lava Jato cumprir de fato a sua devida prisão. A Suprema Tramóia Federal passa recibo na impunidade e nunca pune ninguèm.Esse caso é vergonhoso, mas sempre encontram alguma desculpa esfarrapada para continuar leniente com a corrupção.
RENATO
2020-08-19 10:27:37Infelizmente demorou muito esta operação. Um passarinho me contou que vários desses "empresários" ou ladrões, já transferiram seus bens há muito tempo, pois sabiam que ia chegar neles... parabéns para a Lava Jato, mas nessa vez acho que muita gente vai ficar impune...
Orchidea
2020-08-19 09:45:06A Lava-Jato tem que dar continuidade ao seu trabalho de investigar todos os casos de corrupção. Todos os dias temos noticias de mal conversação do dinheiro público. Quem é contra esse trabalho se torna suspeito de ser ou favorecer corruptos .
Aluísio Antônio
2020-08-19 09:33:07Bom dia Srs Assinantes! Esses mandatos de prisões, é pura perda de tempo e dinheiro da União, os presos nem trocam de roupas e lá vem alguém da camarilha do.StF resgatar das garras da prisão kkkk
Wanderley
2020-08-19 09:31:18A quem interessa prejudicar os trabalhos da lava jato! Eu ainda acredito nos profissionais que estão nesta “linha de frente” expostos às mazelas do viro da corrupção. A vacina? Está nos demais órgãos da justiça, que tem o dever cívico , para que seja eficaz.