Por que os argentinos protestam nas ruas
Os argentinos realizaram nesta segunda, 17, uma manifestação (foto) contra o governo do presidente Alberto Fernández. A convocação não partiu dos partidos de oposição, mas brotou espontaneamente nas redes sociais com a palavra-chave "17ASalimosTodos". A lista de demandas é longa, mas há claramente duas razões principais para a frustração com o governo. A primeira é o...
Os argentinos realizaram nesta segunda, 17, uma manifestação (foto) contra o governo do presidente Alberto Fernández. A convocação não partiu dos partidos de oposição, mas brotou espontaneamente nas redes sociais com a palavra-chave "17ASalimosTodos". A lista de demandas é longa, mas há claramente duas razões principais para a frustração com o governo.
A primeira é o fastio provocado pela quarentena. As restrições já duram 150 dias, e muitos pequenos e médios comerciantes foram afetados pelas restrições do presidente Alberto Fernández.
A segunda é o anúncio feito no final de julho de uma reforma do Judiciário. Os governistas querem aumentar o número de juízes da Corte Suprema. Além disso, um conselho de especialistas foi formado para sugerir mudanças nas cortes. Entre os seus membros está o advogado da atual vice-presidente, Cristina Kirchner, acusada de corrupção e traição à pátria.
"Os argentinos já estavam cansados com a quarentena e com a crise econômica. No meio disso tudo, o governo apareceu com uma proposta de reforma do Judiciário cujo fim claramente é garantir impunidade para Cristina Kirchner. Essa atitude fez com que a revolta com o atual governo aumentasse muito", diz o cientista político Orlando d'Adamo, da Universidade de Belgrano, em Buenos Aires.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
SUZETE
2020-08-18 15:25:49Precisaríamos a aprender com o povo argentino. Lutar pelos nossos direitos contra a tirania da corrupção.
Manuel
2020-08-18 14:21:45Lá como cá o sistema é de urnas eletrônicas portanto não sei por quanto tempo o Brasil não irá para o mesmo caminho. É muito fácil induzir o povo com pesquisas de intenção de votos direcionadas e após isso ganhar a eleição sempre por placar apertado para não dar muito na cara vide nossa corte sempre com 6x5 para parecer imparcialidade. Bolsonaro somente levou porque o exército fiscalizou a apuração.
Antonio
2020-08-18 14:20:13Já não era sabido que esse sujeito era um esquerdista? É muita inocência não imaginar o que essa gente é capaz. É igual aqui. Só votar na esquerda novamente e esperar a desgraça.
Sônia
2020-08-18 14:18:06O cristina saqueou por anos a Argentina ,e agora quer se blindar ,como os corruptos e ladroes do nosso país
José
2020-08-18 14:16:43os argentinos sai teimosos (burros, talvez). Havia alguma dúvida de que esse governo é corrupto e incompetente?
Antônio
2020-08-18 13:46:57Acabou a farsa da esquerda Argentina.
PAULO
2020-08-18 13:32:56Sempre a esquerda na linha de frente dos crimes e e desmandos. Até hoje a morte promotor argentino Alberto Nisman, que denunciou a presidente Cristina Kirchner por acobertar o envolvimento de iranianos em atentado, não foi elucidado. Retorna a velha pergunta: a quem interessaria a morte de Nisman ? É a mesma pergunta que poderíamos fazer aqui no Brasil. A quem interessaria a morte do presidente Bolsonaro ? Perguntem pro Bispo !
Sergio
2020-08-18 11:35:46A evolução dos acontecimentos na Argentina deve ser documentada e largamente mostrada aos brasileiros para que aprendam com o erro cometido pelos Argentinos. Que não se repita aqui.
Sergio
2020-08-18 11:35:35A evolução dos acontecimentos na Argentina deve ser documentada e largamente mostrada aos brasileiros para que aprendam com o erro cometido pelos Argentinos. Que não se repita aqui.
Mozart
2020-08-18 11:21:50Usando a mesma estratégia daqui... Vamos lutar pela queda da PEC da bengala, pelo limite do tempo como ministros do STF, pela idade miníma para ser indicado! NINGUÉM deve permanecer por muito tempo numa posição tão privilegiada!