Senado vai discutir PEC que acaba com fundos públicos de R$ 220 bilhões
Nove meses depois de o governo enviar ao Congresso o Plano Mais Brasil, uma reforma do estado prevista em três propostas de emenda à Constituição, uma das PECs pode ser votada esta semana. O texto extingue cerca de 250 fundos públicos e, segundo estimativas da equipe econômica, pode liberar quase 220 bilhões de reais. A...
Nove meses depois de o governo enviar ao Congresso o Plano Mais Brasil, uma reforma do estado prevista em três propostas de emenda à Constituição, uma das PECs pode ser votada esta semana. O texto extingue cerca de 250 fundos públicos e, segundo estimativas da equipe econômica, pode liberar quase 220 bilhões de reais.
A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado antes da pandemia. Os outros dois projetos do Plano Mais Brasil, as PECs Emergencial e do Pacto Federativo, não passaram pela CCJ e não têm previsão de entrar em pauta. O governo ainda estuda fundir os textos.
O relator da PEC dos Fundos, senador Otto Alencar, do PSD, sugeriu a manutenção de alguns dos fundos, como os de Segurança Pública, Antidrogas, Penitenciário e de Desenvolvimento Tecnológico e Científico. Os fundos constitucionais, como o Fundeb, não serão atingidos pela proposta de emenda à Constituição.
Os fundos que serão extintos são os chamados infraconstitucionais, ou seja, criados por leis, e não previstos na Constituição Federal. O governo critica o fato de esses fundos terem recursos engessados, o que muitas vezes dificulta os gastos e impede remanejamentos para outras áreas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Eduardo
2020-08-18 14:50:26Significa canalizar dinheiro para onde estão as verdadeiras necessidades da população. Um Brasil mais moderno e justo é o que todos nós precisamos.
FERNANDO
2020-08-17 14:13:45Acabem logo com esses fundos criados por políticos oportunistas e que não servem para nada, apenas para segurar verba e engessar investimentos em outras áreas...
Giuseppe
2020-08-17 14:06:24Tudo pela reeleição! Dinheiro para comprar votos nos currais de miseráveis, com planos assistências, que não emancipam ninguém . Lula docet! MAIS UMA PORCARIA DE GOVERNO. Que triste!
Maria
2020-08-17 13:24:06Sufocam as pequenas empresas geradoras de emprego para criar o bolsa.voto. Mais do mesmo. E a politicagem segue a vida malandramente...
EDVALDO
2020-08-17 12:54:34Será que estão querendo arrumar recursos para o Renda Brasil. Senhores Politicos não deixem aumentarem a nossa carga tributária. A gente não aguenta mais pagar impostos.