A reação à censura a Crusoé a pedido de Bia Kicis: ABI defende que 'absurda decisão seja prontamente revogada'
De acordo com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji, há hoje no Brasil mais de 2.960 tentativas de censurar a imprensa e a liberdade de expressão através de processos judiciais movidos por políticos, partidos, empresas e figuras públicas. O mais recente caso a ser incluído nessa estatística, a investida da deputada federal bolsonarista...
De acordo com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji, há hoje no Brasil mais de 2.960 tentativas de censurar a imprensa e a liberdade de expressão através de processos judiciais movidos por políticos, partidos, empresas e figuras públicas. O mais recente caso a ser incluído nessa estatística, a investida da deputada federal bolsonarista Bia Kicis contra Crusoé, virou alvo de repúdio coletivo de associações e especialistas.
“O fato de uma deputada se sentir atingida por uma matéria de uma revista e conseguir que um juiz determine a censura é, a esta altura do campeonato, muito preocupante. É triste que, em 2020, ainda existam juízes proferindo sentenças que são claramente uma censura à imprensa, em violação não só da Constituição como também do marco jurídico internacional, amplamente reconhecido, das garantias da liberdade de expressão. Felizmente, temos ministros no Supremo Tribunal Federal com uma visão muito clara sobre a liberdade de imprensa e de expressão. Essa ideia foi muito bem refletida em uma sentença da Cármen Lucia, quando usou expressão dos tempos de criança: ‘o cala boca já morreu’”, diz Rosental Alves, diretor do Centro Knight para o jornalismo nas Américas e professor da Universidade do Texas.
O presidente da Associação Brasileira de Imprensa, a ABI, Paulo Jerônimo, também assinou nota em repúdio à decisão judicial. “A censura à imprensa é inconstitucional e viola os princípios da democracia e da livre expressão. É inaceitável a decisão do juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21a. Vara Cível de Brasília, de proibir a Crusoé de mencionar o nome da deputada Bia Kicis em matéria puramente informativa. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) protesta contra esse ato de censura à imprensa e espera que a absurda decisão seja prontamente revogada”, escreveu o jornalista.
A censura do juiz Castelo Branco também provocou reação no Congresso Nacional. “Lamento que volte a ocorrer um episódio de censura patrocinada por gente que se diz defensor da liberdade de expressão. Mas coerência não parece ser o forte desta turma”, declarou o senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, um dos líderes do movimento “Muda Senado”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
DANIEL
2020-08-13 20:42:35A ABI precisa e tomar e vergonha isso sim pq a censura e perseguição vem ocorrendo já algum tempo com o silêncio desta dita defensora da livre manifestação só dita pq não são e se são são somente contras os seus, isso mostra que são corporativistas e não minha opinião falsos democratas pq so são contra a CENSURA quando lhes convém, já O Antagonista e a Revista Crusoé nem precisa dizer sobre o comportamento lamentável delas contras as censuras corridas fazendo vista grosso e chacota muitas vezes.
Lucia
2020-08-13 19:12:51Sou extremamente contra qualquer censura.!! Crusoe sempre transparente deixando-nos informados com credibilidade. PARABENS AOS JORNALISTAS.!
Iary
2020-08-13 17:58:31Hahahaha! Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Na hora de defender seus companheiros que sofreram perseguições e censura ficaram calados, nem uma nota de apoio. Em resumo censura só vale para os inimigos, amigos não! Me poupe ! Estou arrependida de ter renovado a assinatura. A coerência e a isenção está passando longe da redação atual.
PEDRO
2020-08-13 17:34:53No meu pirão mando eu..essa associação se calou quando das medidas ditatoriais aos seguidores do PR. E AGORA SE ARVORA A FAVOR ..VAO SE CATAR.
Marcio
2020-08-13 16:29:02Pergunta necessária: a Crusoé é contra a censura aos jornalistas e sites bolsonaristas que foram? Pelo silêncio, parece que não.
SUZETE
2020-08-13 15:19:38É lamentável a postura tanto da deputada quanto do juiz. Mensagens falsas que podem levar pessoas ao perigo é uma coisa. Agora censurar uma reportagem. Estão de brincadeira mesmo. Crusoé aguente firme. Árvores que dão frutos são as mais apedrejadas.
AKUMA
2020-08-13 15:14:00bolsopetismo SSDD (Same Shit Different Day
Eduardo
2020-08-13 14:41:42Infelizmente, quando a associação toma como referência de liberdade de expressão o STF, ela se esquece de que, muito recentemente, um Ministro da corte, Sr. Alexandre de Moraes, tomou atitude igual, censurou, o mesmíssimo órgão de imprensa, a Crusoé. Na ocasião o objetivo foi o de proteger um de seus pares. Dois pesos, duas medidas?
JACY
2020-08-13 14:11:40Interessante é perguntar, já que há referência ao STF na matéria. Onde estava e está a ABI contra os atos inconstitucionais praticados pelo STF contra jornalistas de direita ? Muitos foram até impedidos de exercer a profissão por força de censura do Inquérito do Fim do Mundo de Alexandre de Moraes, e a ABI quieta.
Nilson
2020-08-13 13:49:39Quem ela pensa que é a Bia Kicks??? Ela ainda não seu deu conta que uma servidora pública e que deve satisfações a sociedade e principalmente a seus eleitores. É mais uma sem noção, precisa aprender o que significa um mandato parlamentar. Aliás meteu os pés pelas mãos no episódio Moro. E pra azerdar mais ainda um juiz sem conhecimento da constituição aplica censura a Crusoé. Cade o STF, guardião da constituição.???