Covas contrata equipe de TV por R$ 10 mi para filmar eventos na eleição
Candidato à reeleição em São Paulo, o prefeito Bruno Covas (foto), do PSDB, contratou por 10,2 milhões de reais uma equipe de TV para produzir "reportagem" e filmar eventos da sua gestão durante o período de campanha eleitoral. Por causa da pandemia, as eleições ocorrerão em novembro. O contrato com a empresa YuYu Produções Ltda foi...
Candidato à reeleição em São Paulo, o prefeito Bruno Covas (foto), do PSDB, contratou por 10,2 milhões de reais uma equipe de TV para produzir "reportagem" e filmar eventos da sua gestão durante o período de campanha eleitoral. Por causa da pandemia, as eleições ocorrerão em novembro.
O contrato com a empresa YuYu Produções Ltda foi publicado nesta terça-feira, 4, no Diário Oficial pela Secretaria Especial de Comunicação, subordinada ao gabinete do prefeito. A pasta é comandada por Marcus Vinícius Sinval, que já ocupou o mesmo cargo nas gestões de Gilberto Kassab e José Serra.
Segundo o edital, a contratação prevê o fornecimento de duas equipes externas, uma equipe interna e quatro motolinks com cinegrafistas aptos a gravar os eventos da gestão Covas de segunda à sábado, das 6h às 22h.
A contratação foi feita por meio de pregão eletrônico, modalidade mais rápida de licitação, no mês passado, quando a capital paulista começou o processo de flexibilização da quarentena e reabertura das atividades após atingir o pico de mortes diárias provocadas pelo novo coronavírus.
A YuYu Produções foi aberta em março deste ano, ou seja, quatro meses antes do pregão, pela empresária Edna Satiko Asahi Seki. A empresa tem capital social de apenas 10 mil reais e tem como endereço um sobrado no bairro da Saúde, zona sul paulistana. Em junho, ela já havia assinado um contrato de 45 mil reais sem licitação para fazer transmissões ao vivo pelas redes sociais da prefeitura.
A empresa recém-contratada por Covas para produção de reportagens e filmagem de eventos foi apenas a quinta colocada no pregão eletrônico realizado no dia 15 de julho, mas as quatro propostas com valores menores foram desclassificadas pela prefeitura por serem consideradas inexequíveis.
Neto do ex-governador Mario Covas, morto em 2001, Bruno Covas assumiu a prefeitura em abril de 2018, quando João Doria renunciou ao mandato na capital para se candidatar ao governo do estado. Na disputa, ele derrotou o então governador Márcio França, do PSB, um dos principais adversários do atual prefeito na eleição deste ano.
Em nota, a gestão Bruno Covas afirmou que o processo de contratação da equipe de TV começou ainda no final de 2019 e que o pregão eletrônico foi indicado como meio adequado de licitação "por já ter sido referendado por órgãos de controle externo em contratações anteriores feitas pela prefeitura".
Segundo Covas, "não há ineditismo na contratação" porque, desde 2005, "todas as administrações municipais tiveram contrato para usar serviços de reportagem e registro audiovisual" e os governos estaduais e federal também utilizam os mesmos serviços "como forma de atender os preceitos de transparência e publicidade dos atos públicos".
Ainda de acordo com a prefeitura, o contrato tem prazo de um ano e "não se refere ao período eleitoral". A gestão afirmou ainda que "a expectativa de gasto com o contrato vigente não ultrapassa 500 mil reais até o final deste ano". Sobre a licitação, a administração informou que nove empresas que participaram do pregão e que a YuYu Produções "foi contratada por atender a todos os requisitos do edital, conforme parecer da assessoria jurídica da administração".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Mauricio
2020-08-05 11:12:05Estão raspando o tacho, não querem deixar nada! Políticos no Brasil é tudo igual. Beirute neles
Casemiro
2020-08-05 06:39:58Ladrão sem vergonha cretino.
Luis
2020-08-05 05:13:13Preceitos de transparência e publicidade... da eficiência nenhum desses picaretas falam.
José
2020-08-04 23:47:19Picareta . No mínimo estória suspeita
Nilson
2020-08-04 19:27:32O prefeito deve levar em conta sempre que não adianta ser honesto tem que parecer honesto.
César
2020-08-04 18:50:00A Produtora deveria se chamar Coveiros e Cia. Contratar produtora de TV em um pandemia como essa? Só Nesse País mesmo. Porque não tira do seu bolso Sr. Covas...
Alberto
2020-08-04 16:22:44Alberto (Belém-Pa). Cadê o Ministério Público para atuar no feito ? O contribuinte não pode e nem deve financiar propaganda de campanha de reeleição de prefeitos ou de qualquer outro gestor público se os partidos já contam com recursos do famigerado Fundo Eleitoral para suas campanhas políticas.
José
2020-08-04 14:07:36E vai ficar assim, nosso dinheiro no lixo, na farra
EMYGDIO
2020-08-04 13:32:45Dez milhões e duzentos mil reais? Com essa verba seria possível construir mais de duzentas residências populares e ajudar quase mil pessoas diretamente e tantas outras indiretamente, a meu ver. Precisa de todo esse dinheiro para aparecer ao povo paulista? Obrigado pelo espaço!
Claudio
2020-08-04 12:18:56Jesuisss...é p rir ou p chorar!!???