Alckmin vira réu por corrupção, caixa dois e lavagem de dinheiro
O juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, abriu ação contra o ex-governador Geraldo Alckmin, do PSDB, por corrupção, caixa dois e lavagem de dinheiro. O tucano é acusado de receber da Odebrecht 2 milhões de reais em espécie para a campanha de 2010, e mais 9,3 milhões de reais...
O juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, abriu ação contra o ex-governador Geraldo Alckmin, do PSDB, por corrupção, caixa dois e lavagem de dinheiro. O tucano é acusado de receber da Odebrecht 2 milhões de reais em espécie para a campanha de 2010, e mais 9,3 milhões de reais quando disputou a reeleição, em 2014.
De acordo com a denúncia, o suposto intermediário de Alckmin em 2010 teria sido seu cunhado, Adhemar Cesar Ribeiro, para quem a acusação prescreveu — ele tem mais de 70 anos. Já em 2014, o Ministério Público Eleitoral aponta o ex-secretário e ex-tesoureiro de campanha, Marcos Monteiro, como negociador da propina.
Para os investigadores, a Odebrecht não poderia fazer doações declaradas ao Tribunal Superior Eleitoral, já que controla a concessionária responsável pela administração da Rodovia Dom Pedro I e participou do consórcio da linha 6 do Metrô.
A denúncia traça o caminho das supostas propinas a Alckmin não apenas por meio da delação da empreiteira, mas também por outros elementos de investigação. Um ex-assessor de Monteiro, por exemplo, foi flagrado em áudio acertando a entrega de dinheiro em sua residência e usando as mesmas senhas e codinomes presentes nas planilhas de propinas da empreiteira. Ele conversava com um assistente do doleiro Álvaro Novis, usado pela Odebrecht para disponibilizar verba e efetuar os repasses. Os áudios foram disponibilizados pelo próprio Novis, em seu acordo de delação.
Nas planilhas de propina da empresa, o PSDB era apelidado de Corinthians, e Alckmin aparece como "meia".
A advogada Fernanda Pereira Machado, que defende Álvaro Novis, ressaltou que o MP Eleitoral de São Paulo aderiu ao acordo de colaboração do doleiro. "Em cumprimento aos termos do acordo, o Colaborador não pode ser mais denunciado, por ter cumprido os requisitos estipulados no acordo de Colaboração".
A defensora afirma que pediu a "suspensão da ação penal, haja vista o cumprimento da sua pena estabelecida no acordo de colaboração, figurando o colaborador apenas como testemunha". "No mais, a eficácia e eficiência da Colaboração de Alvaro José Galliez Novis, fica mais evidente na medida que as investigações se aprofundam. É dever do colaborador primar pela verdade, confirmando os atos realizados, corroborando com a Justiça".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eduardo Duprat
2020-07-31 19:15:00Esse cara me enganou: confesso que fui ingênuo. Vivendo e aprendendo!
Maria
2020-07-31 11:49:33TUCANOS CORRUPTOS CHEGOU A VEZ DE VCS!!! Doria vc nunca terá meu voto para nada!!
João
2020-07-31 01:30:46Está explicado o motivo do Sr. Aécio Neves não ter sido expulso do PSDB. Essa tucanada está desde 1982 no governo paulista com Franco Montoro. Desde garoto escuto essa gente falar e pegar dinheiro para despoluir o Rio Tietê e Pinheiros. Veja obras do rodoanel e metrô que nunca terminam, pedágios caríssimos e obras nunca terminadas no interior do estado. Aqui na capital toda noite por volta das 22hs a Sabesp desliga a água para evitar vazamento pois a rede de distribuição está obsoleta.
VILSON
2020-07-30 23:14:48bom sentir na pele o que o Sr fez com o funcionalismo público de São Paulo.
Jose
2020-07-30 21:55:20Mas que sacanagem com o nosso futuro PRESIDENTE? Tem cara de safado, é safado, é pra ñ fugir à regra, é comunista à lá BRASILEIRA. Travestido de social democrata, é progressista, joga sujo e é arrogante. Amigo de outros bandidos, como Richa, Aécio, Serra, Aníbal e FHC. Final de linha pra esses calhordas desaforados, mamadores nas tetas do pobre povo q eles enganam a vida inteira.
Sonia
2020-07-30 20:28:17Se tiver processo Mendes bloqueia .MINISTRO TEM QUE SER CONCURSADO E NÃO NOMEADO
Paulo
2020-07-30 20:23:48O juiz “abriu ação”.....#ripjornaleco
Aparecida
2020-07-30 19:57:52O processo do cunhado, "prescreveu pela idade", não sei o que muda depois dos 70, corrupto sempre será corrupto, independente da idade, bandido aqui sempre se sai bem.
Paulo
2020-07-30 19:56:32Isso já está tedioso. Já já o STF vai suspender o processo .
JONTATHAS
2020-07-30 19:43:53Não sei pra que dizer que "A", "B" ou "C" viraram Réus isso nunca dá em nada mesmo. Esses políticos ladrões e corruptos, fazem o que bem querem e continuam livres. Quando condenados, são todos soltos e continuam roubando.