O alvo agora é o roubo no transporte escolar
Nas últimas três semanas, a Polícia Federal fez duas operações em Roraima, para combater roubos na merenda escolar e na comida dos presos. O alvo da operação deflagrada desta sexta-feira, 14, é o desvio com verbas que deveriam ser usadas para levar crianças para a escola. A Operação Zaragata é realizada pela Polícia Federal e...
Nas últimas três semanas, a Polícia Federal fez duas operações em Roraima, para combater roubos na merenda escolar e na comida dos presos. O alvo da operação deflagrada desta sexta-feira, 14, é o desvio com verbas que deveriam ser usadas para levar crianças para a escola.
A Operação Zaragata é realizada pela Polícia Federal e a Controladoria Geral da União com o cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em Boa Vista, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal no estado. Uma deputada estadual eleita, Ione Pedroso, do Solidariedade, foi presa.
O inquérito policial em que se baseia a operação foi instaurado em agosto, para apurar irregularidades na contratação de empesas de transporte escolar pelo governo de Roraima com recursos do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica, o Fundeb. Os contratos eram feitos sem licitação com o argumento de que eram para serviços emergenciais.
As investigações apontaram cobrança de propina de empresas responsáveis pelo transporte, de valores entre 10% a 15% das faturas, para que elas fossem pagas pelo governo do estado. Além disso, foram falsificados documentos de prestação de serviços que não realizados e outras fraudes
A Controladoria-Geral da União encontrou indícios de irregularidades em contratos de transporte escolar do governo. Em um deles, de mais de 78 milhões de reais, a CGU apontou pagamentos indevidos que podem chegar a quase 50 milhões de reais. Há suspeita de que empresas eram contratadas para fazer rotas já executadas por outra companhia e de pagamentos repetidos pelo mesmo serviço.
O nome da operação é uma alusão ao estado de desordem em que se encontram a prestação dos serviços de transporte e os contratos governamentais em Roraima.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Marcos
2018-12-14 15:42:53FHC destruiu a educação com a fraude da aprovação continuada. Na esteira, criou esta fonte de corrupção. Grande parte dos gastos com a educação são com combustível e compras de veículos, desvios claros da atividade fim, mas que fazem a festa dos políticos nas prefeituras. De quebra, estimula ainda mais o sedentarismo, aluno não anda mais nem um quarteirão, mas aprender mesmo que é bom, nada.
SIDRAÍ
2018-12-14 14:08:06Pelo visto, em Roraima roubaram até os absorventes da governadora. Melhor demolir o pouco que já foi construído e deixar a floresta tomar conta de novo. Índios não roubam.
ANGELA
2018-12-14 13:57:43Ó Brasil até quando será teu povo roubado?
WELINGTON
2018-12-14 13:27:31... Crimes Hediondos.