Crusoé
29.05.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Perguntas frequentes

    O ANTAGONISTA E A CRUSOÉ SÃO APENAS DIGITAIS? 

    Nossos conteúdos são exclusivamente digitais.  

    Você pode acessar o conteúdo do site em www.oantagonista.com.br e www.crusoe.com.br ou também via aplicativo procurando “O Antagonista” no seu smartphone ou tablets (versão Android ou iOS) 

    COMO FAÇO PARA SER ASSINANTE? 

    Basta acessar o link https://assine.oantagonista.com.br/ 

     e selecionar a opção de assinatura desejada. 

    Atualmente temos Planos Mensais, Semestrais e Anuais.  

    O combo O Antagonista + Crusoé oferece acesso aos dois portais com valores especiais. 

    QUAIS SÃO AS FORMAS DE PAGAMENTO ACEITAS? 

    Você pode adquirir o seu pacote ideal através do cartão de crédito à vista ou em até 12x ou via PIX à vista. 

    Se preferir, envie um e-mail para [email protected] sinalizando o pacote escolhido que nossa equipe poderá emitir um boleto bancário para o pagamento à vista (opção válida apenas para os pacotes anuais ou semestrais). 

    APÓS A COMPRA, COMO ACESSO OS CONTEÚDOS? 

    Via site (mobile ou desktop): 

    Acesse O Antagonista em https://oantagonista.com.br/  ou a Crusoé em https://crusoe.com.br/ 

    Clique em login no canto superior direito ou através do menu lateral (ícone com três barras horizontais). Insira o e-mail e senha cadastrados no ato da compra e clique em "Fazer login” 

    Via Aplicativo: 

    1. Em seu celular vá na App Store (celulares Apple) ou Play Store (celulares Android); 

          2.  No campo de busca pesquisa o nome de O Antagonista + Crusoé 

          3.   Assim que localizado, baixe o aplicativo em seu celular 

          4.  Em login, insira o e-mail e senha cadastrados no ato da compra e clique em “entrar” 

    NA ÁREA DE ASSINANTES, EU VEJO ANÚNCIO? 

    A publicidade em nosso portal é uma das formas de monetização que mantêm a independência do jornalismo produzido pelo O Antagonista e Crusoé. 

    Essa é uma prática realizada por diversos portais de notícia e contribui para que possamos manter a qualidade nas plataformas e nos conteúdos jornalísticos para todos os nossos leitores. 

    Para nossos assinantes, os anúncios estão restritos a espaços fixos que não interfiram o acompanhamento de sua leitura ou em conteúdos de marca, devidamente sinalizados como publicidade. 

    CONSIGO ACESSAR A MESMA CONTA EM MAIS DE UM APLICATIVO? 

    Não. O acesso e a senha são individuais e intransferíveis. 

    ESQUECI MINHA SENHA E AGORA? 

    1. No canto superior a direita (no site ou aplicativo) clique em Entrar 
    2. Em seguida insira o e-mail cadastrado no ato da compra 
    3. Clique em Esqueci a Senha 
    4. Abrirá uma tela Recuperar Senha, informe seu e-mail cadastrado no campo em branco novamente e clique em Enviar. 

    Você receberá um e-mail com as instruções para cadastrar uma nova senha de acesso. 

    Caso o e-mail não chegue na sua caixa de entrada e não esteja no lixo eletrônico ou SPAM, envie uma mensagem para [email protected] com o título “Esqueci minha senha” que o time de atendimento vai te auxiliar no processo. 

    NÃO LEMBRO QUAL E-MAIL CADASTREI, O QUE FAÇO? 

    Por questões de segurança, para esse processo é necessário enviar um e-mail para [email protected] com seus dados pessoais, nome e CPF com o título “esqueci o login” que o time de atendimento vai te auxiliar. 

    QUERO ALTERAR MEUS DADOS CADASTRAIS, COMO FAÇO? 

    Por questões de segurança para esse processo é necessário enviar um e-mail para [email protected] com seus dados pessoais, nome e CPF e as alterações que deseja fazer em seu cadastro. 

    A RENOVAÇÃO DA ASSINATURA É AUTOMÁTICA? 

    Trabalhamos no modelo de renovação automática, cujo objetivo é facilitar o processo de recompra e a não interrupção da assinatura.  

    Caso deseje desativar essa opção, contate nosso atendimento em [email protected] com o título: “Renovação automática” solicitando a alteração. 

    POSSO CANCELAR MINHA ASSINATURA? 

    O cancelamento pode ser feito em até 7 dias corridos a partir da data de compra, conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. 

    Para solicitar o cancelamento dentro desse prazo, envie um e-mail com o título “Cancelamento” para [email protected]. O time de atendimento fará os tramites necessários. 

    Fora desse prazo, conforme previsto no contrato de adesão disponível no ato da compra, não é possível o cancelamento, nem o estorno do valor pago.  

    COMO LOCALIZO O CONTRATO DE ADESÃO? 

    O contrato está disponível na área do assinante, ou área logada. 

    1. Acesse o site ou app com seu usuário e senha cadastrados. 
    2. Clique no ícone com seu nome no canto superior a direita 
    3. Por fim, clique em Contrato para acessar todas as cláusulas, valores e assinatura contratada. 

    COMO FUNCIONA O PROCEDIMENTO DE ESTORNO DO VALOR DE UMA ASSINATURA CANCELADA DENTRO DO PRAZO DE 7 DIAS? 

    Para compras realizadas via cartão de crédito o prazo de estorno é de 30 dias úteis 

    Entretanto, a forma de estorno dependerá de sua operadora, sugerimos que os consulte para melhor identificar em sua fatura o cancelamento e estorno realizado por nós.      

    Para as compras realizadas via boleto bancário basta enviar sua conta com dígito, agência, código da instituição financeira e CPF. 

    O prazo para devolução será de até 30 dias úteis. 

    Para as compras realizadas via PIX a devolução ocorrerá em até 10 dias úteis. 

    Em todos os casos é necessário acionar o time de atendimento através do e-mail [email protected], solicitando o cancelamento da assinatura.  

    CANCELEI MINHA ASSINATURA, MAS CONTINUO SENDO COBRADA. COMO DEVO PROCEDER? 

    O cancelamento de uma compra realizada via cartão de crédito pode ser devolvido mantendo as condições da adesão, ou seja, pode ser devolvido mês a mês assim todos os meses poderá notar um débito e um crédito em sua fatura, mas também poderão devolver de forma integral e descontar as parcelas mês a mês. 

    Isso tudo depende da sua operadora de cartão de crédito. 

    A Mare Clausum não possuí autonomia ou influência sobre esses procedimentos, dessa forma sempre indicamos que nosso cliente entre em contato com a administradora do cartão e esclareça as dúvidas sobre a forma e visualização do estorno em sua fatura. 

    Para fins comprobatórios nós podemos emitir um comprovante de estorno com as informações necessárias do cancelamento e estorno ocorrido, basta solicitar através do e-mail [email protected] 

    COMO PARAR DE RECEBER OS E-MAILS ENVIADOS PELO O ANTAGONISTA? 

    Ao final de cada e-mail enviado há a opção “Cancelar assinatura”. 

    Nesse caso o cancelamento é apenas da assinatura de e-mail cadastrada para recebimento de Newsletter. 

    QUERO ALTERAR A FORMA DE PAGAMENTO DA MINHA ASSINATURA, É POSSÍVEL? 

    A alteração só é possível na renovação da assinatura. Nesse caso mande um e-mail com a solicitação para o time de atendimento em [email protected] e informe a nova forma de pagamento desejada. 

    EFETUEI O PAGAMENTO, MAS NÃO CONSEGUI REALIZAR O LOGIN 

    Nesses casos precisamos entender melhor o que pode ter acontecido em seu cadastro. Envie um e-mail para [email protected]  informando os dados cadastrados no ato da compra, e detalhe o erro que aparece ao tentar logar. no site ou aplicativo. 

    QUERO ANUNCIAR NO SITE DE O ANTAGONISTA E/OU CRUSOÉ, COMO PROCEDO?  

    Para anunciar no site de O Antagonista ou Crusoé, acesse https://anuncie.oantagonista.com.br/ 

    QUAIS SÃO AS REDES SOCIAIS DO O ANTAGONISTA?

    Facebook: https://www.facebook.com/oantagonista 

    Twitter: https://twitter.com/o_antagonista 

    Youtube: https://www.youtube.com/oantagonista 

    Threads: https://www.threads.net/@o_antagonista 

    Telegram: https://t.me/o_antagonista 

    WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va2SurQHLHQbI5yJN344 

    Linkedin: https://www.linkedin.com/company/10887299 

    Instagram: https://www.instagram.com/o_antagonista/ 

    

    Não encontrou o que procurava? 

    Entre em contato com o nosso time de atendimento em [email protected]  

    O horário de atendimento é das 9h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, exceto feriados

    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso