Embora o WhatsApp seja um dos aplicativos de mensagens mais populares, ainda há usuários que não o utilizam por diversos motivos, o que pode dificultar a comunicação para muitas pessoas.
Entretanto, de acordo com o site WABetaInfo, um novo recurso em desenvolvimento permitirá conversar com pessoas que não possuem uma conta no app, atualmente gerido pela Meta.
Chamada “Guest Chat” (ou “Conversa com convidado”, em tradução livre), a novidade foi encontrada na versão 2.24.6.2 do WhatsApp Beta para Android, e possibilitará que usuários sem conta utilizem perfis temporários.
A solução parece cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, que exige que plataformas dominantes permitam a interoperabilidade com outros serviços.
Até o momento, não há uma previsão oficial de lançamento dos “Guest Chats”. Contudo, estima-se que, em atualizações futuras, o recurso deve ser disponibilizado automaticamente no Android e iOS (iPhone).
Entenda o funcionamento do “Guest Chat” do WhatsApp
Ao indentificar que o contato com quem o usuário do WhatsApp está tentando se comunicar não possui uma conta, o aplicativo dará a opção de iniciar um “Guest Chat”, gerando um link exclusivo, que deve ser compartilhado via SMS ou e-mail para iniciar a conversa.
Com isso, será aberta uma sala de bate-papo temporária, cuja interface é idêntica à padrão do aplicativo, na qual o convidado poderá trocar mensagens normalmente com o remetente mesmo sem ter o WhatsApp em seu dispositivo.
Mesmo sendo temporários, os “Guest Chats” também contarão com a criptografia de ponta a ponta, garantindo assim a privacidade das mensagens. Entretanto, o recurso terá algumas limitações.
A conversa ficará restrita a mensagens de texto, uma vez que não será possível encaminhar mídias (fotos, vídeos, áudios ou GIFs) a usuários temporários. Além disso, também não será possível realizar chamadas de voz ou vídeo e nem adicionar o convidado a grupos.