Após o sucesso no teste mais recente de seus “robôtáxis”, a Tesla, empresa do bilionário Elon Musk, voltou a se destacar com mais um feito impressionante nos últimos dias.
Utilizando um Model Y, um SUV elétrico, a montadora realizou o que chamou de primeira entrega autônoma de um carro a um cliente, uma vez que o veículo dirigiu sozinho da fábrica até a residência de seu novo proprietário.
De acordo com a Tesla não houve qualquer tipo de assistência remota e nem mesmo haviam “monitores de segurança” à bordo, como ocorreu durante os testes com os Cybercabs.
Ao todo, o trajeto teve aproximadamente 30 minutos de duração e foi concluído com sucesso, representando mais um avanço significativo para a companhia na consolidação de seus veículos autônomos.
Como funcionou a entrega autônoma da Tesla?
Depois de receber as coordenadas para a casa do comprador em Austin, no Texas, o Tesla Model Y saiu da fábrica da empresa e embarcou em um percurso de aproximadamente 24 quilômetros.
Vale destacar que, durante o trajeto, o veículo enfrentou situações reais de trânsito sem qualquer intervenção humana, com exceção da presença de autoridades que acompanharam a viagem para garantir a segurança e prevenir possíveis incidentes.
O desempenho do Model Y foi registrado por câmeras internas e externas, e foi amplamente divulgado pela Tesla em suas redes sociais. Confira abaixo:
Veículo autônomo da Tesla pode enfrentar problemas de regulamentação
Apesar do sucesso de mais um teste, o Model Y ainda possui muitos obstáculos pela frente, e um deles envolve sua regulamentação. Afinal, cada estado dos EUA adota regras distintas para testes e uso de veículos autônomos. Desta forma, a padronização das leis é vista como fundamental para que entregas como a realizada em Austin se tornem rotina.
Mas vale destacar que o desafio não parece ter desanimado Elon Musk. Segundo o bilionário, o delivery autônomo em Austin representa mais um passo concreto rumo à popularização de seu veículo.