Apesar de, à primeira vista, parecerem um item de menor relevância, os pneus exercem um papel tão importante quanto qualquer outro componente na manutenção do desempenho e da segurança da motocicleta.
Por conta disso, é essencial identificar o modelo adequado para cada situação. Ainda mais considerando que eles variam conforme a categoria da moto e sua eficácia pode variar de acordo com o terreno.
Além disso, a escolha incorreta pode não só gerar custos elevados, mas também comprometer a segurança. Portanto, confira os diferentes tipos de pneus do mercado para entender qual pode ser a melhor opção:
Pneu liso
Também conhecido como “pneu slick”, este modelo é é projetado para maximizar a aderência em superfícies secas, e geralmente é utilizado em motos de corrida.
Sua principal característica é a ausência de sulcos ou ranhuras na banda de rodagem, resultando em maior contato com o solo. Entretanto, justamente por conta disso, eles não são adequados para uso em vias públicas, especialmente em dias de chuva.
Pneu off-road
Ideal para quem costuma pilotar em terrenos irregulares e não pavimentados, o pneu off-road possui sulcos mais profundos e espaçados e travas extras, que garantem maior aderência.
Apesar de serem ideais para enfrentar trilhas com muita lama, areia e rochas, estes pneus também não são recomendados para o uso diário, uma vez que o pavimento áspero de estradas, rodovias e ruas pode desgastá-lo mais rapidamente.
Pneu on-road
Mais conhecidos como “pneus comuns” ou “urbanos”, este é o modelo mais tradicional, perfeito para uso em superfícies pavimentadas, como ruas e rodovias.
Por conta de seus sulcos mais finos, eles oferecem melhor aderência e dirigibilidade em asfalto. Mas apesar de sua durabilidade, eles podem não ser tão efetivos em terrenos mais adversos.
Pneu misto
Para quem circula em mais de um tipo de piso, os pneus mistos podem ser uma ótima opção por conta de sua capacidade de se adaptar tanto em estradas quanto em trilhas.
Eles garantem boa aderência em piso seco e molhado, mas podem não ser a melhor opção em lama muito densa ou terrenos muito acidentados.