Criada para simplificar o relacionamento entre o cidadão e o Estado, a conta Gov.br funciona como uma chave de acesso a diversos serviços públicos essenciais.
Utilizando as credenciais da plataforma, é possível ter acesso a recursos como a CNH digital, a carteira de trabalho digital, o serviço de Valores a Receber do Banco Central, o Meu INSS, entre muitos outros.
No entanto, a falta de conhecimento sobre os três níveis principais da conta Gov.br faz com que muitas pessoas tenham o acesso a vários serviços restrito.
Mas vale destacar que é muito fácil verificar qual é o nível atual. Para isso, basta fazer login no aplicativo normalmente. No topo da página, é possível uma indicação se a conta do usuário é Bronze, Prata ou Ouro.
Usuários com conta Bronze possuem acessos limitados e, por isso, não conseguem usar serviços como CNH Digital, declaração do Imposto de Renda e assinatura digital de documentos. Portanto, aumentar o nível da conta é essencial.
Como aumentar o nível da conta Gov.br?
Nível Prata:
- Realizar a autenticação facial pelo aplicativo gov.br, baseando-se na foto da Carteira de Habilitação (CNH);
- Confirmação de dados bancários via internet banking de um banco credenciado;
- Validação dos dados com usuário e senha do SIGEPE, no caso de servidores públicos.
Nível Ouro:
- Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br cruzando dados da Justiça Eleitoral;
- Escaneamento do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- Validação dos dados com Certificado Digital de pessoa física da ICP-Brasil.
Aumentar o nível da conta Gov.br também ajuda na segurança
Vale destacar que, além de conseguirem acessar mais serviços com a conta Gov.br, usuários dos níveis Prata ou Ouro também recebem uma proteção extra para seus dados.
Isso porque são desbloqueadas funções como a verificação de duas etapas (2FA), que exige um código de verificação em todo site ou app que a conta Gov.br for solicitada, e a gestão de dispositivos autorizados, que permite que o usuário gerencie quais dispositivos (computadores, celulares, tablets, entre outros) poderão ter acesso à sua conta.