Na intenção de manter uma aparência mais jovem, muitas pessoas recorrem às injeções de botox, que ajudam a suavizar rugas na testa, pés de galinha (ao redor dos olhos) e linhas de expressão na área da boca.
Contudo, há algum tempo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre os potenciais riscos da toxina botulínica, utilizada no procedimento.
O comunicado relembrou a importância de somente realizar procedimentos estéticos por profissionais qualificados e em locais autorizados pela vigilância sanitária, além de se atentar às condições do produto.
Afinal, vale lembrar que a toxina botulínica mal administrada pode acabar causando casos de botulismo, uma doença rara e grave, que pode ser fatal se não tratada adequadamente.
Segundo o Ministério da Saúde, casos de botulismo relacionados à aplicação de botox são extremamente raros, mas ainda assim exigem atenção redobrada e cuidados rigorosos.
Outras formas de botulismo
Embora mais conhecido em contextos estéticos, o botulismo pode surgir das seguintes formas:
- Alimentar: causada pela ingestão de alimentos contaminados com a toxina, especialmente conservas caseiras ou industrializadas com falhas no processo de preparo e conservação;
- Ferimentos: a bactéria entra em cortes ou lesões e passa a produzir toxinas no tecido infectado;
- Infantil: afeta bebês com menos de um ano de idade, geralmente após a ingestão de esporos da bactéria encontrados no mel ou em alimentos contaminados.
Sintomas do botulismo
Os sintomas podem variar dependendo da forma de botulismo, mas geralmente incluem:
- Fraqueza muscular progressiva, começando pelos olhos e rosto, podendo se estender para o corpo;
- Visão turva ou dupla;
- Dificuldade para engolir e boca seca;
- Dificuldade para respirar por conta da paralisia dos músculos respiratórios.
Em crianças, o botulismo pode causar náuseas, vômitos e prisão de ventre. E vale lembrar que, em todos os casos, é essencial procurar atendimento médico com urgência, pois a doença pode causar paralisia muscular generalizada e até morte.