Por conta das crescentes tensões com o Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem anunciando medidas preocupantes, como o aumento das tarifas de importação de produtos brasileiros e revogações de vistos.
Contudo, de acordo com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, cuja recente condenação estaria entre os motivos das decisões do republicano, Trump poderia intensificar as investidas.
E dentre as novas sanções cogitadas, foi citado o desligamento do Global Positioning System (GPS), o famoso sistema de navegação por satélite utilizado em diversos países, incluindo o Brasil.
E embora a possibilidade não tenha sido confirmada até o momento, vale destacar que, tecnicamente, Trump de fato teria poder para restringir ou degradar o sinal do GPS em regiões específicas.
Isso porque a ferramenta é propriedade dos EUA, e controlada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No entanto, existem fatores que tornam esta decisão politicamente impraticável, tais como (via Seu Crédito Digital):
- Rompimento de acordos internacionais: o desligamento unilateral do GPS civil violaria acordos internacionais e causaria sérias repercussões diplomáticas;
- Prejuízos econômicos globais: além de impactar diretamente setores como logística, aviação, agricultura e aplicativos de navegação, o desligamento do sistema prejudicaria até mesmo empresas norte-americanas que operam no Brasil;
- Impacto militar e estratégico: este tipo de atitude pode abalar profundamente as relações entre os EUA e o Brasil, fazendo com que o gigante sul-americano se aproxime ainda mais de parceiros como a Rússia e a China;
- Risco de retaliação global: o desligamento do GPS pode afetar a confiança de outros países nos EUA.
O que acontece se o GPS for desligado?
Por mais que a decisão tenha potencial para causar prejuízos significativos, o desligamento do GPS não resultaria em uma catástrofe completa. Ainda mais considerando que, atualmente, já existem outros sistemas globais de navegação por satélite.
Chamados de Global Navigation Satellite Systems (GNSS), estes sistemas já estão operantes em países como a China, Rússia e em grande parte da União Europeia. E vale destacar que muitos celulares e equipamentos de navegação modernos já possuem suporte para eles.