A complexidade do corpo humano é algo que fascina os pesquisadores e, conforme a ciência avança com novas tecnologias, é possível descobrir ainda mais mecanismos que surpreendem até mesmo os especialistas da área. Para quem é profissional de saúde, pode saber de algumas informações ditas no texto, mas para pessoas comuns, elas são significativas e repleta de curiosidades por trás delas.
Como saber que os bebês nascem com mais ossos que adultos e um recém-nascido tem cerca de 300 ossos. Conforme a criança se desenvolve, muitos desses ossos se fundem, permitindo que um adulto seja formado por 206 ao todo. Outra curiosidade que chama a atenção é saber que boa parte do nosso corpo é composto por bactérias. Estima-se que existam dez bactérias para cada célula humana no organismo, o que significa que cerca de 90% do nosso corpo é formado por bactérias.
Saiba mais curiosidades sobre o corpo humano e suas peculiaridades
Um dos principais destaques do corpo humano é precisar de sangue por praticamente todo o seu sistema, menos a córnea. Ela é a única parte do corpo que não recebe sangue e se nutre pelo oxigênio do ar e pelo humor aquoso, um fluido presente no olho. E sobre a quantidade de sangue que possuímos para manter o corpo funcionando é de 5 litros. Quando uma pessoa doa, é permitido retirar no máximo 450 ml que são repostos pelo organismo no mesmo dia.
Ainda sobre os líquidos que somos capazes de produzir, pesquisadores descobriram que a quantidade de saliva produzida por dia pode variar de acordo com o indivíduo, mas em média, os seres humanos é de 0,7 litros ao dia. Lembrando que a saliva é fundamental para ajudar na eliminação de bactérias e combater infecções por ter a proteína ptialina, conhecida por seu poder antibacteriano.