Em listas de “locais mais felizes do mundo”, é comum encontrar países nórdicos, como Finlândia, Dinamarca e Noruega, ocupando posições de destaque. E dentre aspectos culturais, sociais e econômicos, diversas são as teorias que tentam explicar este fenômeno.
Ainda mais considerando que questões como o clima gélido e as altas taxas de suicídio comprovam que estas nações também enfrentam seus próprios problemas, mesmo sendo extremamente bem-sucedidas economicamente.
Na prática, a felicidade dos cidadãos nesses países é sustentada por um conjunto de fatores interligados, que juntos formam um modelo sólido de bem-estar social. São eles:
Acesso universal a serviços públicos
O alto investimento em políticas públicas garante acesso universal a serviços essenciais, como saúde e educação, oferecendo não apenas gratuidade, mas também padrões elevados de qualidade que impactam diretamente no bem-estar da população.
Forte senso de apoio social
Por oferecerem uma ampla rede de proteção social, que inclui auxílios-desemprego, licenças-maternidade e paternidade generosas e subsídios habitacionais, os países nórdicos reduzem significativamente a insegurança econômica e proporcionam maior estabilidade, dando assim mais liberdade para seus cidadãos.
Confiança no governo
As sociedades nórdicas se apoiam na confiança recíproca entre cidadãos e governo. Para isso, a baixa corrupção nas instituições é um fator crucial, assegurando que as políticas públicas sejam implementadas com eficiência e que seus benefícios cheguem de fato à população.
Menos desigualdades
Países como esses também se destacam por reduzir desigualdades sociais e de gênero, mantendo uma menor disparidade entre ricos e pobres e promovendo a inclusão de minorias tanto no mercado de trabalho quanto em posições de liderança.
Alta qualidade de vida
O conjunto de todos esses fatores contribui para um elevado padrão de qualidade de vida, permitindo que os cidadãos se preocupem menos com necessidades básicas e possam dedicar mais tempo a desfrutar a vida, alcançando, assim, maior satisfação e felicidade.