O excesso é um dos principais inimigos do bem-estar, pois pode até mesmo transformar os melhores hábitos em algo extremamente prejudicial.
E isso vale até mesmo para os suplementos, que geralmente são consumidos por pessoas que estão em busca de um estilo de vida mais fitness.
Mesmo com seus benefícios, esses produtos devem ser usados de forma responsável, com atenção à dosagem para evitar exageros.
Caso contrário, o uso excessivo de suplementos pode trazer consequências, variando de efeitos colaterais leves até danos mais severos, tais como:
- Toxicidade: a ingestão excessiva de determinados suplementos pode provocar efeitos tóxicos no organismo, desencadeando sérios problemas de saúde;
- Problemas cardíacos: o uso de certos suplementos pode causar aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. E em excesso, o efeito se potencializa;
- Sobrecarga de órgãos: a ingestão exagerada de suplementos, em especial os proteicos ou com propriedades diuréticas, pode causar sobrecarga renal e hepática.
Como consumir suplementos corretamente?
Antes de incluir suplementos alimentares ou esportivos na dieta, é crucial buscar orientação médica ou nutricional para avaliar a necessidade, dose e possíveis interações.
Afinal, é o uso indiscriminado que muitas vezes leva ao consumo exagerado, comprometendo a saúde e anulando os possíveis benefícios destes produtos.
Além disso, vale lembrar que suplementos também podem ter efeitos colaterais como alergias. Portanto, a avaliação de um profissional pode ajudar a saber exatamente quanto e do quê o organismo de cada pessoa precisa.
É igualmente importante manter a realização de exames regulares e monitorar possíveis alterações físicas ao longo do uso de suplementos.
E vale destacar que misturar suplementos de uma só vez, mesmo que tenham sido recomendados, também pode resultar em efeitos adversos.
Sendo assim, para consumir estas substâncias corretamente, é preciso apenas seguir as recomendações do profissional de saúde e não exceder as doses indicadas.