Ao longo dos mais de 8 milhões de quilômetros quadrados do Brasil, é possível encontrar diversas ruas maravilhosas. Mas uma das mais bonitas do mundo fica localizada em Porto Alegre, na região Sul do país.
Conhecida como “Túnel Verde” por conta de seu impressionante corredor de árvores, que se estende por cerca de 500 metros, a Rua Gonçalo de Carvalho recebeu reconhecimento em meados de 2008, depois que o biólogo português Pedro Nuno Teixeira Santos publicou fotos do local em suas redes sociais (via Diário do Litoral).
Com isso, não demorou para que as centenas de tipuanas que fazem com que a cor verde predomine no local chamassem a atenção de muitas pessoas.
Vale lembrar que, dois anos antes, a rua havia sido oficialmente declarada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre, principalmente por conta da preservação das árvores do local.
Preservação de árvores na rua foi fruto de ação coletiva de moradores
Vale destacar que, há alguns anos, haviam planos para construir um grande estacionamento na Rua Gonçalo de Carvalho, afetando muitas das árvores que formam o corredor verde que atraiu atenção internacional.
Por conta disso, moradores se uniram para impedir a obra, e acabaram motivando o prefeito José Fogaça a assinar o decreto que reconheceria a importância da rua.
Embora o título de “rua mais bonita do mundo” seja informal, a beleza do local acabou justificando a nomeação, e transformando o local em um verdadeiro ponto turístico.
Árvores da rua mais bonita do mundo caíram em 2016
Apesar dos esforços da população, em 2016, uma grande tempestade atingiu Porto Alegre, e fez com que árvores inteiras da Rua Gonçalo de Carvalho fossem derrubadas pela raíz.
A via ficou interditada por horas na época devido a grande quantidade de galhos que espalharam por sua extensão. Além disso, o “Túnel Verde” ficou com alguns espaços vazios.
Até hoje, as árvores derrubadas não foram replantadas, mas a rua ainda preserva sua paisagem característica graças às que permaneceram de pé.