Embora sejam frequentemente utilizadas em tarefas de tratamento de dados e edição de textos e imagens, as inteligências artificiais possuem uma gama muito mais ampla de funções.
Inclusive, em 2016, a empresa IntelligentX Brewing Company lançou a primeira cerveja desenvolvida por uma máquina, que utilizava um algoritmo que ajustava as receitas conforme o feedback dos consumidores, segundo o portal Wired.
Com o tempo, a iniciativa começou a se tornar uma tendência, e diversas cervejarias decidiram contar com a ajuda de robôs para desenvolver novas receitas, revolucionando assim a fabricação da bebida.
Com o objetivo de aperfeiçoar receitas e otimizar a logística, fábricas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, têm incorporado ferramentas de IA em suas operações, desafiando assim a tradição de receitas centenárias que antes eram o principal atrativo de marketing do produto.
E vale destacar que, por mais inusitado que o método pareça, a revista britânica The Economist revelou que ele tem sido bem aceito pelos consumidores, uma vez que diversos cervejeiros confirmaram que as receitas sugeridas pelas IAs fazem sucesso.
Cervejas feitas com IA: confira as marcas
É importante ressaltar que o uso de IA na fabricação de cervejas não está restrito a marcas menores, uma vez que diversas empresas de grande porte também passaram a utilizar estas ferramentas para aperfeiçoar seu trabalho.
Enquanto algumas fábricas utilizam robôs apenas para analisar receitas e propor melhorias, outras desenvolveram todos os aspectos de seus produtos, incluindo rótulos e design, com o auxílio de IAs. Entre elas estão:
- Beck’s Autonomous
- Prussia Bier A.I. Black IPA
- St. Austell Brewery IPA “Hand Brewed by Robots”
- Artesanais da Coedo Brewery
- Species X Beer Project
Com a popularização destas cervejas, é inegável que o método pode em breve dominar o mercado, trazendo mudanças significativas não apenas na forma como bebidas alcoólicas são desenvolvidas, produzidas e comercializadas, mas também em outros tipos de produtos.