Existe uma infinidade de estudos publicados que comprovam a eficácia dos exercícios físicos para a saúde de quem pretende alcançar a longevidade. No entanto, existem atividades que podem ser muito mais benéficas do que outras.
Isso foi comprovado por uma pesquisa publicada na revista científica Mayo Clinic Proceedings, da Dinamarca, que consagrou o tênis como o esporte mais efetivo para quem pretende viver mais.
Afinal, de acordo com os resultados, foi notado um aumento de quase 10 anos na expectativa de vida, em comparação com um estilo de vida sedentário, por conta da melhora na saúde cardiovascular e do fortalecimento de músculos e ossos.
E vale lembrar que o tênis exige mais do que esforço físico, pois além de ser necessário manter atenção constante durante toda a partida, estimulando assim o raciocínio lógico, o esporte ainda favorece a interação social, já que normalmente é disputado em duplas.
Portanto, considerando todo este conjunto de benefícios, fica claro que a prática do tênis é uma excelente opção para quem busca um envelhecimento mais saudável.
Além do tênis: esportes que ajudam a garantir longevidade
Durante a pesquisa, os cientistas acompanharam mais de 8 mil participantes ao longo de 25 anos, observando que a maioria deles se envolvia também em outras formas de exercício físico.
E embora todas tenham apresentado desempenho inferior ao registrado no tênis, estas atividades proporcionaram ganhos significativos, sobretudo em comparação com indivíduos que quase não praticavam esportes.
Com isso, foi possível confirmar que, apesar de o tênis ter obtido resultados melhores no quesito longevidade, existem outros esportes que também são capazes de garantir um envelhecimento mais saudável, prolongando ainda mais a vida. São elas:
- Badminton: 6,2 anos
- Futebol: 4,7 anos
- Ciclismo: 3,7 anos
- Natação: 3,4 anos
- Corrida: 3,2 anos
- Calistenia: 3,1 anos
- Atividades do clube de saúde: 1,5 anos