É amplamente reconhecido que o bem-estar está diretamente ligado a uma alimentação saudável, levando em conta os benefícios que muitos alimentos proporcionam ao corpo.
Entretanto, um estudo recente, apresentado durante a conferência de Cardiologia Preventiva em Milão, na Itália, revelou a dieta mais efetiva para quem está em busca de alcançar a longevidade.
Também conhecida como “Dieta da Saúde Planetária”, a dieta mediterrânea combina uma alimentação saudável com o cuidado ao planeta, incentivando práticas que fazem bem tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.
E de acordo com os pesquisadores, esta dieta inclui 4 grupos de alimentos essenciais para alcançar uma vida mais saudável, sendo eles:
Frutas frescas
Ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, as frutas são essenciais para a saúde cerebral e recuperação muscular, e ainda contribuem para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Além disso, elas são ótimas fontes de água, auxiliando na hidratação do corpo.
Laticínios
Se consumidos com moderação, os laticínios se tornam uma ferramenta essencial para a manutenção da saúde óssea devido à sua riqueza em nutrientes essenciais, como cálcio, proteínas, vitaminas e minerais, auxiliam no ganho de massa muscular de forma saudável e ainda reduzem o risco de doenças, como câncer de intestino.
Nozes
Repletas de nutrientes e compostos bioativos, como ômega-3, fibras, vitaminas e minerais, as nozes melhoram a saúde cerebral e intestinal, e ainda auxiliam na redução do colesterol LDL, que pode ser nocivo. Com isso, o risco de doenças cardiovasculares é reduzido.
Óleos insaturados
Diferentemente dos óleos saturados, que aumentam o risco de doenças e ganho de peso, os insaturados, presentes em alimentos como o abacate e azeite de oliva aumentam o colesterol bom e ainda são ótimas fontes de vitaminas e antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular e diversas doenças.