Motivados por melhores oportunidades, avanço na carreira ou o desejo de mudar de ambiente, cada vez mais brasileiros têm decidido viver fora do país.
Mas o processo não é tão simples, pois além de exigir adaptação a uma nova cultura e idioma, ainda é preciso dispor de recursos financeiros substanciais.
Contudo, existem países nos quais os custos são mais acessíveis, permitindo assim o acesso a uma boa qualidade de vida por valores significativamente menores. Confira 5 deles abaixo:
México
- Índice de gastos: 0,67/10
Conhecido por sua cultura vibrante, paisagem diversificada e culinária popular, o México é o lar de lojas elegantes, museus renomados e restaurantes de alto nível, mas com valores bem em conta.
Além disso, a proximidade com os Estados Unidos e as diversas oportunidades para empreendedores e freelancers costumam chamar a atenção de quem pretende morar fora.
Lituânia
- Índice de gastos: 2,23/10
Localizada mais ao sul da Europa, a Lituânia é famosa pelas estruturas góticas, renascentistas e barrocas que integram muitos cenários medievais do local.
Além de oferecer uma alta qualidade de vida por custos baixos, principalmente fora dos grandes centros, o país ainda conta com um mercado de tecnologia, biotecnologia e serviços financeiros em constante crescimento.
Polônia
- Índice de gastos: 2,23/10
Quinto membro mais populoso da União Europeia (UE), a Polônia oferece uma combinação de aspectos positivos, como segurança, boa qualidade de vida e com custos de aluguel, alimentação e transporte relativamente acessível.
E vale destacar que a economia polonesa tem apresentado um bom desempenho nos últimos anos, resultando em muitas oportunidades de trabalho e investimento.
Coreia do Sul
- Índice de gastos: 2,28/10
Mesmo sendo um país extremamente avançado em inovação, a Coreia do Sul apresenta um custo de vida relativamente acessível, se mostrando como uma ótima opção para quem pretende viver no continente asiático.
Inclusive, os mercados de tecnologia e ensino de idiomas estão entre os segmentos mais fortes do país, que conta com uma infraestrutura moderna e eficiente.
Hungria
- Índice de gastos: 2,55/10
Além de ser conhecida por por sua cultura rica, com cidades históricas e paisagens pitorescas, a Hungria ainda oferece um custo de vida bem baixo.
No local, áreas como Tecnologia da Informação (TI), indústria de manufatura, construção e turismo estão com alta demanda de empregos.