Para muitas pessoas, começar o dia sem uma xícara de café é quase impossível. No entanto, há diversas outras bebidas que também ajudam a fornecer energia e ainda oferecem benefícios adicionais à saúde.
E o chá-verde figura entre as alternativas mais populares, pois além de ser menos agressivo ao estômago, também é conhecido por uma extensa série de benefícios.
Preparada com folhas soltas ou sachês, a bebida ainda pode ajudar a manter a energia e o foco durante o dia, uma vez que também conta com cafeína em sua composição.
Contudo, diferentemente do café, o chá-verde contém uma quantidade significativamente menor da substância, o que reduz os riscos de ansiedade, insônia ou desconfortos gástricos.
Benefícios do chá-verde
Devido aos inúmeros efeitos positivos que o chá-verde oferece à saúde, a bebida frequentemente é objeto de estudos científicos. Entre os principais benefícios, destacam-se:
- Antioxidante: o chá-verde é rico em catequinas, como a como a epigalocatequina galato (EGCG), que combatem os radicais livres e protegem as células contra danos;
- Saúde da pele: além de prevenir o envelhecimento precoce das células, a bebida contribui para uma pele mais saudável e radiante;
- Perda de peso: o chá-verde acelera o metabolismo, podendo auxiliar na queima de gordura corporal.;
- Saúde cardiovascular: pesquisas indicam que o chá pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar a pressão arterial;
- Saúde cerebral: compostos presentes na bebida contribuem para a manutenção da memória e a concentração, além de proteger contra doenças neurodegenerativas como o Alzheimer;
- Fortalecimento imunológico: o chá ajuda a proteger o corpo contra infecções e inflamações;
- Auxílio no controle glicêmico: pode melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar no controle do diabetes.
Como incluir a bebida na dieta?
Conforme citado, o chá-verde pode ser preparado com folhas secas ou sachês, e deve ser consumido após as refeições para auxiliar na digestão.
Logo, é recomendável consumir uma xícara da bebida somente após o café da manhã para aproveitar os benefícios sem riscos prejudicar a digestão.
A recomendação diária de consumo do chá-verde varia entre 2 e 4 xícaras. Porém, é importante evitar o consumo próximo ao horário de dormir por conta da cafeína.