Há um bom tempo que as tatuagens se tornaram populares, mudando apenas de estilo, permitindo que sejam uma manifestação de arte na pele das pessoas. No Brasil, é permitido doar sangue quando se tem algum tipo de intervenção no corpo, mas existe um período que deve ser respeitado entre fazer uma tattoo e doação, de forma que seja segura. O tempo de espera varia de acordo com as condições em que a tatuagem foi feita.
É de 6 meses para quem realizou a tatuagem foi realizada em um estabelecimento seguro, com alvará sanitário e utilizando materiais descartáveis. Em alguns casos, pode ser necessário apresentar uma declaração do tatuador confirmando essas condições. Enquanto para outros casos, é de 12 meses, se não não for possível determinar se as condições de segurança da realização da tatuagem foram adequadas.
Entenda as preocupações no momento de doar sangue
Respeitar esses meses é uma das medidas de precaução do sistema de saúde, como forma de garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor, minimizando o risco de transmissão de agentes infecciosos que possam ter ocorrido durante o procedimento da tatuagem.
Lembrando que, além da tatuagem, também é preciso ter outros requisitos no momento da doação de sangue, como estar se sentindo bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos. Quando estiver no hemocentro, apresentar documento oficial de identidade com foto e estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação). Outro detalhe importante é não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.