Quando se faz uma tatuagem, é recomendado seguir alguns passos nos dias seguintes, enquanto o corpo entende que precisa cicatrizar aquela região, da melhor forma possível. Apesar do sistema corporal variar de pessoa para pessoa, os especialistas recomendam não ingerir certos alimentos, como forma de precaução.
Sobre ovo, é um alimento considerado rico em proteína e pode ajudar no processo de cicatrização, sendo indicado nos momentos pós-tatuagem. Quem assegura essa ação é a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, que afirmou em uma entrevista ao Tudo Gostoso que é “o ovo oferece vitaminas como A, D, E, K e minerais como selênio, ferro, zinco, que participam do processo de cicatrização e da manutenção do sistema imunológico e, por isso, deve compor a alimentação da pessoa”, explica.
Saiba quais são as recomendações para uma boa cicatrização da tatuagem
Para evitar algum tipo de reação inesperada, opte por alimentos nutritivos após a tatuagem, incluindo proteínas magras (como o ovo cozido ou mexido), frutas, verduras e grãos integrais, para auxiliar na cicatrização. É recomendado evitar alimentos ricos em gordura, açúcar e processados, pois podem dificultar a cicatrização e aumentar o risco de inflamação.
No local que foi feita, mantenha a área tatuada sempre limpa e seca, lavando delicadamente com sabão neutro e secando com uma toalha limpa ou papel toalha. Se notar que está precisando hidratar, principalmente quando começa a descascar, use um creme hidratante específico para tatuagens, conforme orientação do seu tatuador, para manter a pele hidratada e auxiliar na cicatrização.