O período do envio da declaração do Imposto de Renda em 2025 começou no dia 17 de março, permitindo que milhões de brasileiros já tenham enviado uma parte delas, visto que o dia 30 de maio é a data limite para todos os contribuintes. Mas, quem enviou até a última sexta-feira (09/05), no qual foram registradas mais de 20 milhões de declarações, terão a chance de receber a restituição no primeiro lote, previsto para ser pago no último dia útil deste mês. A expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo.
Os contribuintes que enviaram as declarações do IR até semana passada, serão contemplados com o lote inicial de pagamentos, que deve começar a partir do dia 23 de maio. Para beneficiar quem envia mais cedo os documentos, terão a chance de ter a restituição mais rápida, pois a Receita Federal realiza a análise das declarações em ordem de recebimento. No entanto, enviar previamente não garante o recebimento imediato do valor, pois as restituições costumam ser pagas seguindo uma ordem de prioridade.
Saiba qual é a ordem de prioridade para receber restituição do Imposto de Renda
Existe uma ordem prioritária para que os pagamentos sejam restituídos aos contribuintes, respeitando idade, renda, data de envio e forma de pagamento:
- Contribuintes com 80 anos ou mais.
- Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência e contribuintes com moléstias graves.
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix (com CPF como chave).
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
- Demais contribuintes.
Cronograma dos lotes de pagamentos do IR:
- 1º lote: 30 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 29 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.