Por conta de sua praticidade e retorno financeiro consistente, o mercado de locação continua sendo uma alternativa atrativa para quem está em busca de uma fonte adicional de renda.
Isso se deve principalmente às mudanças no comportamento do consumidor, que não quer mais assumir financiamentos, e à instabilidade econômica dos últimos tempos, que dificultou o acesso ao crédito imobiliário.
Mas apesar da alta do mercado, ser um locador envolve muito mais do que disponibilizar um imóvel para alugar. Para garantir um bom negócio, é recomendável que proprietários sigam os seguintes procedimentos:
Contrato
O contrato deve detalhar o imóvel, os dados do locatário e do fiador, além de condições financeiras como aluguel, vencimento, multa e reajuste. A duração do contrato também precisa estar clara, variando conforme acordo entre as partes. Após o término do prazo, a lei estabelece que ele passa a vigorar por tempo indeterminado.
Imobiliária
Ao disponibilizar um imóvel para locação, é necessário decidir se todo o trabalho será realizado por conta própria ou através de uma imobiliária, considerando que existem diversas outras etapas no processo, incluindo avaliar inquilinos, se atentar à legislação e administrar os pagamentos.
Definição de valor
Para definir o preço do aluguel, é necessário realizar uma pesquisa com base em critérios do mercado imobiliário. Para isso, avalia-se a localização, tamanho, demanda e condições do imóvel para se obter uma conclusão.
Análise de inquilinos
Na hora de alugar o imóvel, é recomendável não aceitar a primeira oferta. De acordo com especialistas, é fundamental que o proprietário analise o histórico do locatário, visando evitar problemas.
Garantias
É necessário assegurar que o pagamento do aluguel será efetuado. Para isso, existem quatro opções de garantia: fiador, seguro-fiança, caução e título de capitalização. A escolha da melhor opção depende do consenso entre proprietário e inquilino.
Vistoria
A vistoria do imóvel deve ser realizada com extrema dedicação, pois é ela que garante o registro das condições do imóvel na devolução. Sendo assim, tgarante o registro das condições do imóvel na devolução.