Estabelecido em 1993, o Programa Viva Leite surgiu como uma iniciativa do governo de São Paulo para garantir a segurança alimentar de famílias de baixa renda.
Atendendo a centenas de milhares de beneficiários mensalmente, o programa visa oferecer 15 litros de leite pasteurizado, integral e enriquecido para crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social.
E vale destacar que é muito fácil integrar o Viva Leite, desde que os interessados atendam aos requisitos específicos para garantir o acesso. Confira o passo a passo abaixo:
Como participar do programa Viva Leite
Assim como no caso de outros benefícios sociais, as famílias interessadas em participarem do Viva Leite devem ter uma renda per capita de até meio salário mínimo para crianças e até dois salários mínimos para idosos.
Além disso, também é necessário estar devidamente cadastrado no no Cadastro Único (CadÚnico), tendo em mãos o Número de Identificação Social (NIS).
Com isso, basta comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Assistência Social local para solicitar a adesão ao programa.
Como saber que o cadastro para o Viva Leite foi aprovado?
Os beneficiários podem realizar consultas online através do portal oficial do programa ou no site do Cadastro Único. Além disso, também é possível conseguir informações na Central de Atendimento, que pode ser acessada pelo telefone 0800 707 2003.
Como retirar o benefício do programa Viva Leite
A retirada do leite é feita diretamente em pontos de distribuição credenciados, como CRAS, Unidades Básicas de Saúde e outras entidades parceiras. A busca pelos endereços deve ser feita pelo mapa geolocalizador do programa.
Para retirar o leite, o beneficiário deve comparecer ao local conforme o cronograma estabelecido, e apresentar alguns documentos, como o RG e CPF dos membros da família, a certidão de nascimento das crianças e o NIS de todos os beneficiários.