Nesta segunda-feira (9), os cidadãos paraguaios foram surpreendidos com um anúncio da aprovação da criptomoeda Bitcoin como moeda legal no país, feito pela conta oficial do presidente do Paraguai, Santiago Peña, na rede social X.
A publicação ainda anunciava a criação de um fundo de reserva no valor de US$ 5 milhões em bitcoins, bem como o acesso a títulos relacionados à moeda digital para a população.
Contudo, não demorou para que fosse esclarecido que a publicação havia sido feita por criminosos virtuais. Através de outra conta no X, o perfil oficial do governo do Paraguai alertou a população sobre o ocorrido.
“A conta do presidente Peña apresentou atividade irregular e pode ter sido alvo de acesso não autorizado. Pedimos que ignorem quaisquer postagens até que haja confirmação oficial”, diz o alerta (via Seu Crédito Digital).
Não foi confirmado se houve algum dano financeiro à população por conta do anúncio. Entretanto, é inegável que o ocorrido pode ter impactado a credibilidade do governo de Santiago Peña.
Investigações sobre a invasão da conta do presidente estão em andamento
De acordo com especialistas em segurança digital, o incidente não é um caso isolado. Perfis de autoridades públicas são alvos frequentes de hackers por conta do impacto que as mensagens transmitidas através deles podem ter, levando em conta a confiança da população.
No momento, a Agência Nacional de Segurança Cibernética do Paraguai está investigando a invasão à conta do presidente em parceria com a plataforma X, no intuito de esclarecer como o ataque aconteceu e, se possível, descobrir quem pode ter sido responsável por ele.
Além disso, a análise também busca descobrir quais foram os impactos, uma vez que ainda não se sabe se algum cidadão foi afetado pelo anúncio. Enquanto isso, as agências de segurança ainda estão reforçando os protocolos para prevenir invasões similares no futuro.