A culinária é uma arte, e existem muitos pratos que parecem verdadeiras obras primas, uma vez que além de serem visualmente atraentes, parecem ser extremamente deliciosos.
Entretanto, há também algumas iguarias realmente desafiadoras ao redor do mundo, que mesmo sendo pratos tradicionais de determinadas regiões, não são nada convidativos para o público geral.
De animais vivos a coisas que nem se imaginava que eram comestíveis, conheça 5 pratos exóticos que são recomendáveis à quem quer expandir os horizontes gastronômicos de forma extrema:
Morcela
Também é conhecida como chouriço, a morcela é composta basicamente de gordura e do sangue do porco coagulado, inseridos nas tripas limpas do animal.
Visualmente, ela se assemelha a uma linguiça, mas possui uma cor bem escura e é conhecida por seu sabor forte.
Foie gras
Famosa iguaria francesa, o foie gras é um tipo de patê feito com o fígado de gansos, patos ou marrecos que são alimentados à força para que o órgão fique inchado.
Quando o fígado é recém-tirado do animal, ele fica na consistência de uma massa semi sólida, e pode ser cortado em fatias.
Balut
O balut é um petisco filipino muito popular feito de ovos de pato. Mas vale ressaltar que os ovos estão fertilizados, e são cozidos com o embrião ainda dentro.
O sabor do prato varia, dependendo da fase do desenvolvimento do animal, mas normalmente, ele lembra uma combinação entre ovo cozido e uma sopa rica de frango ou pato.
Kiviak
Prato tradicional da Groenlândia, o kiviak é feito de aves marinhas, principalmente auks, que são fermentadas dentro de uma pele de foca. Antes de ir para a mesa, o alimento ainda é enterrado no solo e deixado para fermentar.
Preparado para ser consumido durante o inverno ártico, o prato geralmente faz sucesso em ocasiões especiais, como casamentos e aniversários.
Sannakji
A culinária asiática é bastante conhecida pelo consumo de alimentos crus, mas o sannakji dá um passo além. Isso porque esta iguaria sul-coreana consiste em um polvo vivo cortado em pedaços e servido no mesmo momento. E é possível ver os tentáculos se movendo.
Apesar do sabor suave, o prato pode ser extremamente desafiador. Afinal, além de sua textura mais gelatinosa, ainda há o risco das ventosas do polvo grudarem na garganta ou em outras partes internas do corpo.