A tecnologia dos carros elétricos surgiu ainda no século XIX, levaram anos até que estes veículos começassem a conquistar espaço real no mercado automotivo.
Por conta disso, muitas pessoas desconhecem como essa tecnologia funciona na prática, fazendo com que os carros elétricos sejam alvo de muitas informações distorcidas.
Possivelmente, um dos mitos mais famosos envolvendo estes veículos diz respeito à segurança do carregamento em dias de chuva, já que água e eletricidade costumam gerar resultados catastróficos quando se unem. Além disso, a água da chuva pode adquirir um alto nível de condutividade por conta das impurezas que coleta ao entrar em contato com o ar e o solo.
De acordo com o engenheiro Ricardo Takahira, do Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil, o risco de choque ao se tocar partes úmidas na presenta de energia elétrica pode existir. Porém, os eletropostos contam com normas de instalação que reforçam a segurança durante o abastecimento.
Caso a instalação do posto de carregamento seja seguida corretamente, ele contará com dispositivos disjuntores e monitores de isolação que reduzem significativamente o risco, tornando o ato de abastecer na chuva bem menos perigoso.
Carros elétricos podem dar choque?
Como a eletricidade é a principal fonte de energia desses veículos, muitas pessoas ainda acreditam que o próprio carro elétrico pode representar um risco de acidentes.
No entanto, assim como os postos de recarga, os carros também são projetados para operar com segurança, evitando qualquer risco de choque elétrico mesmo em condições climáticas adversas por conta da proteção presente em seus sistemas.
Contando com isolamento reforçado nos sistemas elétricos e mecanismos que cortam automaticamente a energia, estes veículos conseguem garantir a segurança inclusive em cenários extremos, como alagamentos. Sendo assim, não é necessário haver a menor preocupação da combinação de água com eletricidade quando o assunto é carro elétrico.