Os trabalhadores brasileiros frequentemente se perguntam sobre a possibilidade de acumular o PIS e Pasep, e esses, junto com outros benefícios. Essa dúvida é especialmente comum durante o período de pagamento do abono salarial.
Desde as mudanças implementadas em 2019, as regras para o acúmulo de benefícios passaram por alterações significativas.
É possível receber o PIS e Pasep simultaneamente?
Não! Receber os dois abonos ao mesmo tempo é impossível. O PIS destina-se aos trabalhadores da iniciativa privada, já o Pasep é direcionado aos servidores públicos. Os dois programas são distintos, com seus próprios requisitos.
Quais benefícios podem ser acumulados com o Pis/Pasep?
Pensionistas e aposentados podem acumular o PIS/Pasep com seus benefícios previdenciários, desde que preencham os requisitos do abono salarial.
Isso significa que, mesmo após a aposentadoria, a pessoa pode receber o valor do PIS/Pasep se tiver cumprido os critérios estabelecidos. Além disso, é permitido o acúmulo nos casos de pensão por morte, respeitando os limites de renda vigentes.
Critérios estabelecidos em 2019
A Emenda Constitucional de 2019 modificou certos aspectos do acúmulo de benefícios. As novas regras consideram a renda do beneficiário no cálculo do PIS/Pasep, estabelecendo um valor proporcional ao tempo de serviço no ano-base.
Atualmente, o governo planeja reduzir progressivamente o limite de renda para concessão do abono até que atinja um valor equivalente a um salário mínimo e meio em 2035.
Expectativas
A transição das regras de acúmulo de benefícios está em andamento, com mudanças previstas para os próximos anos.
As alterações focam em estabelecer um equilíbrio fiscal, enquanto tentam garantir a continuidade do suporte aos trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.
Conforme as previsões do governo, até 2035, a faixa de renda necessária para a concessão do abono PIS/Pasep deve ser ajustada, impactando futuros beneficiários.
Os trabalhadores devem estar atentos às mudanças para assegurar que não percam direitos ou benefícios futuros.