A China vem dado passos cada vez mais significativos na corrida tecnológica, aperfeiçoando cada vez mais seus robôs. Contudo, o gigantesco país asiático pode ganhar um rival à altura muito em breve.
Isso porque a empresa estadunidense Figure AI, especializada no setor, anunciou planos para produzir até 100 mil máquinas humanoides nos próximos quatro anos.
De acordo com Brett Adcock, o CEO da empresa, o projeto será viabilizado por meio de uma parceria com uma grande companhia dos EUA, cujo nome ainda não foi revelado.
Ainda assim, é esperado que o acordo impulsione a fabricação em larga escala, otimize custos e facilite a coleta de dados para o desenvolvimento avançado dos sistemas de inteligência artificial.
Novos robôs devem operar em ambientes domésticos e industriais
Vale lembrar que os robôs da Figure AI já estavam destinados ao setor industrial, graças a um acordo com a montadora alemã BMW. Contudo, agora a empresa pretende expandir sua atuação em duas frentes.
Desta forma, além de atender a indústria, o foco das novas máquinas também será voltado para o auxílio em tarefas domésticas, como limpeza, mudanças e até mesmo cuidados com a saúde.
Inclusive, através de seu perfil na rede social X, Adcock compartilhou um vídeo do Figure 02, o modelo mais recente de robô humanoide de sua empresa, pegando roupas de um cesto e colocando-as na máquina de lavar. Confira:
Figure AI já está desenvolvendo novo robô
Vale lembrar que, apesar de já ter lançado seu segundo modelo de robô, a Figure AI foi fundada há menos de 3 anos. E levando em conta a sofisticação das máquinas, o trabalho da empresa tem conquistado diversos elogios.
Atualmente, a Figure AI já está conduzindo testes em laboratório com uma nova versão de suas máquinas humanoides. Mas apesar do avanço, a empresa ainda não divulgou uma data oficial para o lançamento.