Embora na maioria das vezes não ofereçam riscos, as verrugas não são algo natural, uma vez que tratam-se de crescimentos benignos da pele causadas pelo vírus HPV.
Elas podem surgir isoladamente ou em grupos, apresentar diferentes cores e formas, e se espalhar facilmente de uma área do corpo para outra, podendo resultar em coceiras em alguns casos.
E vale destacar que, mesmo sendo benignas, as verrugas são contagiosas e podem aparecer por conta de dois fatores específicos, sendo eles:
- Contato direto: quando se há contato direto com as lesões em outra pessoa, o vírus se aproveita de pequenos ferimentos, incluindo até mesmo os causados por unhas encravadas, para se infiltrar na pele;
- Superfícies contaminadas: locais como vestiários, piscinas e banheiros públicos podem abrigar superfícies contaminadas pelo vírus, aumentando o risco de infecção.
Sendo assim, para prevenir o surgimento de verrugas, além de evitar o contato com lesões de outras pessoas, é essencial adotar hábitos de higiene, como usar chinelos em locais públicos, não partilhar objetos pessoais, lavar as mãos com frequência e manter a pele limpa e hidratada.
Como remover verrugas?
Felizmente, além de serem inofensivas, as verrugas podem ser removidas com facilidade por meio de diversos tratamentos. Contudo, é essencial consultar um dermatologista para definir o método mais adequado para cada caso. Dentre os principais, destacam-se:
- Medicamentos: cremes ou pomadas à base de ácido salicílico e/ou ácido lático recomendados por especialista;
- Crioterapia: aplicação de nitrogênio líquido para congelar e remover a verruga;
- Eletrocauterização: utilização de uma sonda com corrente elétrica para destruir as camadas do tecido da verruga;
- Cirurgia a laser: aplicação de um feixe de luz diretamente na verruga para eliminar seu tecido;
- Excisão/curetagem: remoção da verruga com um bisturi cirúrgico e cauterização na base.
Além disso, também há algumas soluções caseiras, como a técnica da fita adesiva, que envolve cobrir a verruga por alguns dias até que a camada externa se desprenda. Contudo, é preciso ter cuidado por conta do risco de contaminação.