Além de serem extremamente irritantes, sabe-se que os mosquitos também podem ser perigosos. Afinal, eles também podem transmitir diversas doenças.
Ainda mais tratando-se do Aedes aegypti, um mosquito da família Culicidae, que é conhecido por ser a principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus.
E embora os repelentes sejam uma ótima ferramenta para combater estas criaturas, nem todos são eficazes para afastar o mosquito da dengue.
Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Anvisa recomendam estes 10 repelentes, que contém substâncias muito mais efetivas contra o Aedes aegypti:
Icaridina
A icaridina é um princípio ativo derivado da pimenta que é eficaz contra uma grande variedade de insetos, tendo sua eficácia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, repelentes com a substância são seguros para uso em crianças, gestantes e lactantes, e dependendo da concentração, sua proteção pode durar de 8 a 10 horas.
- Exposis
- SBP Repelente Baby
- SCL Johnson OFF Toque Leve
- Sunlau Gel
DEET
DEET é o nome comum da N,N-Dietil-m-toluamida, e tem sido usado como repelente de insetos desde que foi desenvolvido pelo exército dos Estados Unidos em 1946.
Em concentrações mais comuns, o DEET pode durar por cerca de 6 a 8 horas no total, e seu uso não é recomendável para pessoas sensíveis, como gestantes e crianças.
- Cimed Xô Inseto
- Dahuer Zaz
- Muriel Repyl
- SCL Johnson OFF Family
IR3535
Com duração de até 4 horas, a IR3535 é uma substância ativa utilizada em repelentes de insetos que, além de ser segura para grávidas, bebês e crianças, ainda pode ser formulada em diferentes produtos.
A substância também é amplamente confiada pelos fabricantes por conta de sua comprovada segurança ambiental, e dentre as três opções, costuma ter os repelentes mais baratos.
- Henlau Spray
- Tap Kids