Inegavelmente, o McDonalds é uma das franquias de fast food mais populares em todo o mundo, consolidando-se como uma verdadeira influência cultural.
E um dos principais motivos para isso é o famoso cardápio da empresa, que conta com sanduíches icônicos, capazes de agradar a diferentes paladares.
Apesar de soar como uma teoria da conspiração, muitos atribuem o sucesso do McDonalds a uma suposta “fórmula secreta” que mantém os clientes fiéis. Porém, esta ideia tem fundamento e está diretamente associada ao Big Mac, o sanduíche mais emblemático da marca.
Isso porque o molho do hambúrguer tem um sabor único, que durante anos, foi um verdadeiro segredo. Até que, recentemente, um ex-funcionário da rede resolveu revelá-lo.
Em seu perfil no TikTok, o ex-chef corporativo e gerente de inovação culinária do McDonalds nos Estados Unidos, Mike Haracz publicou um vídeo com o passo a passo de como reproduzir o viciante molho, que conta com a seguinte receita:
- 1 xícara de maionese;
- 1/4 de xícara de relish de pepino agridoce;
- 2 colheres de sopa de mostarda de Düsseldorf;
- 1 colher de chá de vinagre de vinho branco;
- 1 e 1/4 de colher de chá de páprica;
- 1 colher de chá de cebola em pó;
- 1 colher de chá de alho granulado;
- 1/8 de colher de chá de pimenta branca.
De acordo com Haracz, o sabor viciante do molho do Big Mac está na combinação e no equilíbrio entre o doce do relish e o toque ácido do vinagre. E através da receita citada, é possível recriá-lo quase perfeitamente.
Por que o McDonalds faz tanto sucesso?
Conforme citado anteriormente, o McDonalds continua fazendo muito sucesso com o público ao longo de seus 70 anos de existência, e não é apenas o sabor dos lanches que garante isso.
Afinal, a padronização de seus processos e a consistência de seus produtos aumentam a confiabilidade do público na marca, que inclusive adapta seu cardápio e estratégias de marketing para atender às preferências e culturas de cada local.
Além disso, o reconhecimento global da marca, refletido em seu logotipo, seus jingles e slogans, ajudou o McDonalds a construir confiança e familiaridade com os clientes.