Muitas vezes, o valor das passagens aéreas acaba impactando diretamente na decisão de muitos viajantes, obrigando-os a alterar seus planos por conta dos preços elevados.
Vale destacar que este aumento é causado por uma amálgama de fatores, como economia, operações e mercado, o que torna uma possível redução geral nos valores algo praticamente impossível.
Contudo, ainda existe uma alternativa, que consiste basicamente em descobrir o dia certo para se adquirir as passagens, para que assim a viagem possa ser aproveitada ao máximo.
De acordo com o portal Blog da Nomad, o período ideal para adquirir passagens aéreas varia de 21 a 45 dias antes do embarque para trajetos nacionais, e de 3 a 6 meses para destinos internacionais.
Todavia, estudos comprovam que focar apenas em um dia específico não é a melhor estratégia para comprar passagens aéreas baratas, uma vez que os preços podem variar de acordo com a demanda, rota e antecedência da compra.
Flexibilidade: o grande truque para garantir passagens aéreas mais baratas
De acordo com portais como a Expedia, voar em dias de menor demanda tende a ser mais econômico, mas estas datas podem variar de acordo com cada companhia aérea. Logo, a flexibilidade pode ajudar na hora da compra.
Isso ocorre porque, dependendo do caso, os sábados e domingos apresentam tarifas mais acessíveis, enquanto em outras situações, passagens mais baratas são encontradas às terças e quartas-feiras.
Sendo assim, caso seja possível alterar o dia da semana ou ajustar o período da viagem, mais fácil se torna garantir as passagens por valores muito mais confortáveis.
Horário também impacta na compra das passagens?
É comum que muitas pessoas aguardem até a madrugada na esperança de encontrar preços melhores em passagens aéreas, e isso pode funcionar com algumas companhias.
No entanto, isso não é uma regra fixa, pois promoções podem surgir a qualquer momento. Por isso, é importante acompanhar os preços de várias companhias durante o dia.