No dia 30 de maio, chega ao fim o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025. Entretanto, ainda há muitas pessoas que não sabem como funciona o procedimento e nem quais documentos são necessários.
Vale lembrar que não entregar a declaração dentro do prazo fixado pode acabar acarretando em uma multa que pode variar entre um valor mínimo de R$ 165,74 até um montante máximo, que corresponde a 20% do imposto devido.
Aproveitando que ainda há tempo para encaminhar a declaração para se acertar com a Receita Federal, confira todos os documentos necessários para realizar o procedimento.
- Documentos pessoais
- Documentos pessoais de dependentes
- Informe de rendimentos do trabalho
- Informe de rendimentos financeiros e de aplicações
- Comprovantes de despesas médicas
- Comprovantes de despesas com ensino
- Extrato de Previdência Social ou Privada
- Documentação do plano de saúde
- Documentação de imóveis e veículos
- Recibos de pagamento ou recebimento de aluguel
- Recibos de doações
- Contrato social de empresas das quais é sócio
- Documentação de consórcios contemplados ou não
- Extrato do Carnê-Leão
- Informações de ganho de capital
É preciso ter todos os documentos para declarar o Imposto de Renda?
Embora a lista de documentos exigidos pela Receita Federal pareça ser extensa, vale ressaltar que não é necessário ter todos em mãos. Isso porque só será preciso apresentar na declaração os que se aplicam à realidade financeira e patrimonial individual. Logo, é ideal identificar as fontes de renda corretamente.
Além disso, analisar as instituições financeiras onde se tem contas ou investimentos e analisar a relação de bens também são outras medidas que podem ajudar na hora de reunir os documentos para fazer a declaração do Imposto de Renda.
Reunir somente o necessário na hora de declarar os impostos não só garante que as informações sejam enviadas corretamente, como ainda pode poupar tempo.