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O que pessoas da classe média baixa fazem em restaurantes sem perceber o impacto

Por João Carlos Gomes
09/08/2025
Em Geral
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Foto: Freepik

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Frequentar restaurantes se tornou algo extremamente raro para pessoas com orçamentos mais limitados. Contudo, para a grande parte da classe média, este ainda é um programa relativamente comum.

Mas apesar de integrarem uma camada social relativamente mais privilegiada, muitos indivíduos dessa classe apresentam algumas atitudes que, em ambientes públicos, costumam ser mal interpretadas ou criticadas.

É importante lembrar que certos comportamentos podem ser alvo de críticas não apenas pelos funcionários do restaurante, mas também pelos demais clientes. Alguns exemplos incluem:

Transformar a hora da refeição em uma auditoria de preços

Embora os preços de determinados restaurantes sejam realmente elevados, não há necessidade de narrar os preços de tudo o que é oferecido em voz alta.

Além de indelicado, este tipo de atitude pode soar como um desafio à integridade da equipe, bem como representar insegurança a respeito da própria saúde financeira.

Substituições extremas nos pratos

Pouquíssimos estabelecimentos veem problemas em fazer substituições nos pratos, principalmente quando os clientes possuem algum tipo de restrição alimentar.

Entretanto, quando estas mudanças são solicitadas em excesso, elas não só parecem descredibilizar o trabalho dos chefs, como ainda podem atrasar outros pedidos.

Problemas com a gorjeta

As gorjetas são uma ótima forma de demonstrar satisfação com o serviço oferecido, e de fato ela pode ser reduzida caso as expectativas não sejam atendidas, embora seja recomendável informar o gerente sobre o problema.

No entanto, muitas pessoas da classe média não demonstram preocupação em recompensar os funcionários, mesmo quando o serviço é bem executado, o que pode gerar situações constrangedoras na hora de pagar a conta.

Agir com frieza com os garçons

Por mais que os garçons sejam pagos para engrandecer ainda mais a experiência gastronômica dos clientes, oferecendo um atendimento de qualidade, é ideal que os clientes também sejam cordiais e respeitosos.

Todavia, é muito comum ver pessoas agindo de forma fria para evitarem supostas “investidas”, que por sua vez podem ser apenas sugestões cordiais.

Permanecer no estabelecimento por muito tempo

Ainda que simbolize confraternização e alegria, especialmente quando compartilhada com pessoas queridas, é importante respeitar certos limites éticos ao utilizá-la.

Um desses limites é o tempo, já que outros clientes podem estar aguardando por uma mesa. Por isso, o ideal é que a permanência se encerre logo após o término da refeição.

Não saber valorizar o estabelecimento

Muito além dos preços, os restaurantes se destacam pela experiência que oferecem. Por isso, fazer comparações em voz alta com outros estabelecimentos pode soar como uma forma de menosprezo.

Portanto, é fundamental compreender que cada estabelecimento oferece uma experiência única, e é justamente essa singularidade que deve ser valorizada e bem aproveitada.

João Carlos Gomes

João Carlos Gomes

Jornalista, criador de conteúdo e músico independente nas horas vagas.

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