Boas doses de amor-próprio podem ser extremamente benéficas. No entanto, quando esse sentimento se torna excessivo e leva pessoas a falarem apenas sobre si o tempo todo, os impactos no convívio social são inevitáveis.
Porém, apesar deste tipo de comportamento parecer egocentrismo ou, simplesmente, falta de educação, existem explicações científicas para que ele ocorra, conectando-o a razões muito mais profundas.
De acordo com especialistas, a vontade frequente de falar sobre si mesmo pode ser influenciada tanto por motivos ambientais, quanto por questões psicológicas, tendo como destaque os seguintes fatores:
- Hereditariedade: algumas pessoas foram criadas em ambientes onde falar apenas sobre si era algo totalmente normal. Com isso, ao absorver o comportamento, passaram a agir da mesma forma em todos os círculos sociais;
- Necessidade de validação: para compensar uma desconhecida sensação de insegurança, muitas pessoas tentam sempre trazer o foco da conversa para si;
- Ansiedade: pessoas ansiosas tentam aliviar o estresse ao controlar a conversa para se sentirem mais seguras em situações sociais;
- Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN): pessoas narcisistas estão constantemente em busca de admiração, e com isso, fazem de tudo para supervalorizar sua presença;
- Transtorno de Personalidade Histriônica (TPH): indivíduos com TPH sentem uma necessidade profunda de serem o centro das atenções, chegando até mesmo a recorrer a comportamentos extremamente exagerados.
É possível controlar a vontade de falar muito sobre si mesmo?
Por contar com diversas origens, a melhor forma de controlar a vontade de falar sobre si mesmo com frequência pode variar de acordo com a causa central do problema.
Nestes casos, o primeiro passo envolve buscar apoio profissional, com psicólogos ou psiquiatras, para entender se o comportamento está relacionado a questões psicológicas.
Desta forma, será possível dar início a um tratamento. Contudo, se for constatado que se trata apenas de um traço da personalidade, existem alternativas para lidar com a situação.
As principais incluem aprender a lidar com o silêncio, praticando atividades como contemplar o céu ou caminhar sem distrações, bem como se afastar de redes sociais, uma vez que elas estimulam ainda mais este tipo de comportamento.