Desde sua criação em 2021, o Auxílio-Gás passou a fornecer um reforço extra no orçamento de famílias em situação de vulnerabilidade social para garantir a aquisição de um botijão de gás bimestralmente.
Embora o valor tenha sido calculado com base na média nacional de referência do botijão de 13 kg, em diversas regiões, os custos superavam o repasse aos beneficiários. Diante disso, o governo federal decidiu alterar completamente a estratégia.
Dessa forma, na última quinta-feira (4), foi anunciado o programa Gás do Povo, que assegurará a distribuição gratuita de botijões às famílias necessitadas e ainda ampliará o número de beneficiários.
Vale destacar que, atualmente, o Auxílio-Gás atende cerca de 5,13 milhões de famílias. Todavia, por conta das regras do novo programa, a previsão é de que pelo menos 15,5 milhões passem a ser contempladas até março do próximo ano.
Durante uma cerimônia realizada em Belo Horizonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância da iniciativa, que entrará em vigor a partir de novembro de 2025 e promete ampliar o acesso a alimentação.
Gás do Povo: entenda o funcionamento do novo programa
Diferente do Auxílio-Gás, que consistia em um pagamento bimestral para a compra do botijão, o programa Gás do Povo permitirá que os beneficiários retirem os produtos gratuitamente nas revendas credenciadas mais próximas de suas casas.
A gratuidade será aplicada na retirada, com validação eletrônica por quatro modalidades que ainda estão sendo definidas. Estima-se, entretanto, que além de aplicativos e cartões do próprio programa, também será possível utilizar os dados do Bolsa Família para a retirada.
Beneficiários do Gás do Povo: como aderir ao programa?
Mesmo sendo novo, o programa seguirá beneficiando famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo, dando prioridade, contudo, aos beneficiários do Bolsa Família.
O programa prevê que famílias de dois integrantes recebam até 3 botijões por ano, as de três integrantes até 4, e as com quatro ou mais integrantes até 6 botijões anualmente.