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Novas regras prejudicam quem tem carro elétrico

Por Milena Armando
21/07/2025
Em Geral
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Novas regras prejudicam quem tem carro elétrico

Foto: Torsten Dettlaff/Pexels

A decisão do governo federal de aumentar o imposto de importação sobre veículos elétricos está impactando o setor automobilístico. As alíquotas para veículos eletrificados começaram em 10% em janeiro de 2024, chegando a 35% em julho de 2026.  

Esta medida, sob a gestão do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex), visa fortalecer a indústria automotiva nacional e reduzir a dependência de veículos importados.

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Impacto no bolso dos brasileiros

A nova política fiscal afeta diretamente o custo dos veículos elétricos. Até então, a isenção permitia preços mais acessíveis. Com as novas taxas, essa vantagem pode ser perdida. 

Desde junho deste ano, a alíquota está em 25%, representando um desafio para consumidores, que poderão ver os preços desses veículos subirem consideravelmente nos próximos anos, a menos que as montadoras consigam absorver parte desse custo ou aumentem a produção local.

Estratégia governamental

O aumento do imposto é uma estratégia para apoiar a produção nacional. Com a crescente presença de veículos elétricos importados, principalmente de marcas chinesas, o governo busca promover uma base de produção local robusta. 

O plano encoraja montadoras a instalarem fábricas no Brasil, fortalecendo assim a cadeia produtiva e gerando novos empregos. Montadoras como BYD e GWM já anunciaram investimentos no país, alinhando-se a essas diretrizes.

Desafios e oportunidades para o mercado

As montadoras enfrentam agora o desafio de se adaptar a esse novo cenário tributário. Quem já possui operações locais pode se proteger melhor dos efeitos deste aumento. 

Por outro lado, para fabricantes sem fábricas no país, a pressão é maior. Eles precisam repensar suas estratégias de fabricação e distribuição para continuar competitivos. O governo ainda permite que empresas iniciem a nacionalização gradual de modelos dentro de cotas de isenção até 2026, pressionando ainda mais as montadoras a investirem localmente.

A expectativa é que essas medidas possam, a longo prazo, facilitar o acesso a carros elétricos nacionais mais acessíveis e sustentáveis. No entanto, a transição dependerá de como as montadoras adaptarão suas operações e da capacidade de absorver os custos crescentes. 

Tags: carros elétricosimpostoregras
Milena Armando

Milena Armando

Jornalista, redatora e revisora.

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Reprodução: Agência Brasil (Marcello Casal Jr)

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