Mesmo após 22 anos de sua criação, o Bolsa Família continua sendo um dos programas de transferência de renda mais eficazes do Brasil, beneficiando mais de 13,3 milhões de famílias em todo o país.
Devido à sua importância, o benefício passa por atualizações frequentes, com o objetivo de atender mais brasileiros em situação de vulnerabilidade, garantindo dignidade a estas pessoas.
E dentre as alterações recentes do Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a inclusão de três novos grupos familiares na lista de pré-habilitados para receber o benefício, sendo eles:
- Famílias com pessoas em situação de rua;
- Famílias com pessoas em risco social, com registro no Prontuário SUAS;
- Famílias com pessoas identificadas pelo Ministério da Saúde como em risco de insegurança alimentar.
Estabelecidas por meio da Portaria MDS nº 1.097/2025, as mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União no começo deste mês, e por isso, já serão aplicadas na folha de pagamento de julho.
Outras mudanças do Bolsa Família
Para reduzir fraudes e cadastros indevidos, e assim encaminhar o benefício a quem realmente precisa, o Cadastro Único (CadÚnico) também passou por reformulações recentes, e agora cruza informações de diferentes bancos de dados, permitindo uma checagem mais eficaz.
Além disso, diversos agentes comunitários foram treinados para visitar áreas remotas, ajudando a identificar famílias excluídas do sistema, especialmente em zonas rurais, indígenas e quilombolas.
Vale lembrar que, em meados de maio deste ano, o Bolsa Família também alterou a regra de proteção, reduzindo o período em que famílias que tiveram um aumento na renda mensal poderão continuar recebendo o benefício para 1 ano.
Desta forma, o programa visa incentivar ainda mais a inserção dos beneficiários no mercado de trabalho formal sem causar prejuízo à segurança financeira da família.
Calendário de julho de 2025 do Bolsa Família
A parcela de julho do Bolsa Família começou a ser paga aos beneficiários na última semana, e continuará sendo encaminhada de forma escalonada, respeitando a ordem crescente do número final do NIS, a partir das seguintes datas:
- NIS final 1: 18 de julho
- NIS final 2: 21 de julho
- NIS final 3: 22 de julho
- NIS final 4: 23 de julho
- NIS final 5: 24 de julho
- NIS final 6: 25 de julho
- NIS final 7: 28 de julho
- NIS final 8: 29 de julho
- NIS final 9: 30 de julho
- NIS final 0: 31 de julho