Embora os dispositivos atuais já representem um avanço significativo da tecnologia, as gigantes do mercado, como a Microsoft, Google e Amazon, parecem estar preparadas para dar mais um promissor passo para o futuro.
Isso porque, nos últimos anos, todas estas empresas se envolveram em uma acirrada disputa para desenvolver o primeiro computador quântico em larga escala, investindo grandes valores para garantir o sucesso.
Inclusive, por conta disso, a produção da avançada máquina parece avançar rapidamente, já que algumas companhias confirmaram planos de lançamento comercial até 2030.
Segundo informações divulgadas pelo portal Financial Times, o foco agora está no desenvolvimento de um software específico para estes computadores, que permitirá que eles sejam realmente úteis.
A empresa britânica Phasecraft, que trabalha com algoritmos quânticos, recebeu US$ 34 milhões (aproximadamente R$ 187 milhões) em investimentos para avançar na tecnologia. E segundo o cofundador e diretor-executivo Ashley Montanaro, resultados positivos podem estar próximos.
Como funciona o computador quântico? Detalhes e aplicação da tecnologia
Diferente das máquinas atuais, o computador quântico utiliza qubits como sua unidade básica de informação, que graças à sobreposição quântica, permitem que o sistem explore diversas possibilidades simultaneamente.
Apesar da falta de consenso sobre o que caracteriza essa vantagem, e considerando que muitos especialistas acreditam que os computadores quânticos ainda levarão anos para cumprir seu potencial, algumas aplicações práticas da tecnologia já podem ser identificadas, tais como:
- Química: o algoritmo quântico é capaz de simular o comportamento de moléculas complexas, permitindo assim facilitar o desenvolvimento de novos fármacos e materiais;
- Finanças: o sistema pode analisar volumes gigantescos de dados financeiros, identificando padrões e fraudes com muito mais facilidade;
- Cibersegurança: por conta de suas características avançadas, o computador quântico pode desenvolver criptografias mais robustas e seguras;
- Inteligência artificial: a tecnologia tem potencial para acelerar o treinamento de modelos de aprendizado de máquina e facilitar a solução de problemas complexos de otimização.