Com o aumento das temperaturas, economizar energia se torna um verdadeiro desafio, pois além de ventiladores passarem mais tempo ligados, há também um aumento no uso do ar-condicionado.
Contudo, uma nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, China, Singapura e Suécia pode mudar totalmente esta realidade, reduzindo o consumo excessivo de energia até mesmo em dias excessivamente quentes.
Trata-se de tecnologias inovadoras de resfriamento passivo, desenvolvidas com o apoio de inteligência artificial, que prometem não só gerar mais economia, mas também diminuir o calor excessivo em áreas urbanas.
E dentre os materiais de divulgação, uma reportagem do portal The Guardian deu destaque a uma tinta capaz de manter superfícies significativamente mais frias, mesmo sob sol intenso, causando reduções de temperatura de 5 °C a 20 °C.
Na prática, o material é capaz de enviar o calor de volta ao espaço, graças a uma textura projetada para refletir a luz solar e liberar calor em comprimentos de onda que atravessam a atmosfera.
Testes práticos revelam sucesso de nova tecnologia
Para analisar a eficácia da tinta, foram realizados alguns testes práticos cujos resultados foram compartilhados com a imprensa. E vale destacar que eles foram extremamente positivos.
Isso porque as superfícies pintadas com a nova tecnologia se mantiveram muito mais frias sob o sol do meio-dia em comparação a concorrentes comerciais, indicando ganhos potenciais de conforto interno.
Entretanto, vale lembrar que os números foram obtidos apenas em testes e simulações. A verdadeira economia de energia só será atestada após uma análise individualizada por profissionais.
Tinta de resfriamento passivo: quando a nova tecnologia chega ao mercado?
Para que a nova tinta chegue ao mercado em larga escala, é preciso garantir que ela pode ser produzida em grande quantidade, que terá um preço competitivo, resiste ao sol, segue as normas e ainda mantém sua qualidade ao longo do tempo.
Desta forma, apesar de seu potencial, a nova tecnologia ainda não recebeu uma previsão para chegar ao mercado. Contudo, enquanto isso, consumidores podem contar com algumas alternativas.
Isso porque, atualmente, já há tintas que refletem o calor e ajudam a refrescar os ambientes. Além disso, também é possível utilizar telhas claras, mantas e barreiras térmicas para aumentar o conforto.