Apesar de parecer simples, até mesmo pessoas mais experientes podem cometer erros ao fazer um churrasco, justamente porque a aparente simplicidade pode ser enganosa.
Afinal, o churrasco perfeito com algumas regras que nem sempre são seguidas à risca, e isso acaba resultando em cortes que deixam a experiência bem menos agradável do que ela deveria ser.
Sendo assim, para garantir que o próximo encontro com churrasco seja um sucesso, confira 5 dicas essenciais para evitar deslizes frequentes:
Virar as carnes na grelha
Como qualquer outro alimento, a carne possui um tempo certo de cocção, que pode variar de acordo com o ponto desejado. No entanto, para atingi-los, não é necessário virar as peças com frequência.
O momento ideal é sinalizado quando o sangue aparece em maior quantidade na parte que está voltada para cima. E na hora de virar a peça, é melhor utilizar um pegador, visando evitar furos na carte.
Gordura
Nem todos apreciam a gordura da carne, mas isso não significa que ela deva ser removida antes da peça ir para a grelha. Afinal, ela influencia significativamente o sabor da carne no processo de cocção.
Logo, para preservar a suculência, a carne deve ir à grelha com a gordura. Somente ao servir é que ela pode ser retirada por quem preferir.
Temperos na medida
Na hora de assar a carne, o sal grosso é o único tempero necessário. No entanto, ele deve ser utilizado com cautela, uma vez que excessos podem causar o ressecamento da peça.
Já outros temperos, como pimenta ou ervas, podem ser ótimos complementos para a carne pronta, mas devem ficar de fora da grelha por conta do risco de mascarar o sabor da carne ao invés de realçá-lo.
Altura da grelha
Possivelmente um dos aspectos mais ignorados na hora do preparo das carnes, a altura da grelha é fundamental para o sucesso do churrasco, pois ela garante que tudo será assado corretamente.
Sendo assim, é importante lembrar que peças que serão apenas grelhadas ou seladas podem ficar mais próximas ao fogo, desde que sejam removidas rapidamente. Já as carnes maiores, que precisam de mais tempo de cocção, devem ficar mais distantes, a cerca de 40 e 60m.
Hora do corte
Muitas vezes, carnes que saem da grelha perfeitamente podem se tornar rígidas devido a erros no corte, sendo a ausência de descanso para permitir que os sucos se redistribuam um dos principais fatores.
Além de deixar a carne descansar por alguns minutos, que podem variar de acordo com o tamanho da peça, também é importante lembrar de respeitar a direção de suas fibras para garantir cortes perfeitos.