Seja para garantir um reforço na renda mensal ou conquistar uma fonte de renda principal com mais flexibilidade e autonomia, muitas pessoas têm optado por trabalhar como motoristas de aplicativo.
Estima-se que, só nos últimos anos, mais de 2 milhões de pessoas tenham ingressado na categoria, refletindo o crescimento do setor.
No entanto, assim como em qualquer outra profissão, ser motorista de aplicativo também envolve diversos desafios, e a remuneração costuma estar no topo da lista.
Por sorte, existem algumas estratégias simples podem fazer toda a diferença na rotina e nos rendimentos dos motoristas de aplicativo. Confira 5 delas abaixo:
Aumentar o número de corridas
Muitos motoristas costumam valorizar apenas as corridas de grande valor. Contudo, mesmo não sendo muito atrativas, as viagens curtas podem garantir uma boa rotatividade e contribuir significativamente para o faturamento ao final do dia, considerando que elas são frequentes.
Melhorar a classificação
Passageiros também valorizam motoristas com boas avaliações. Por isso, ser cordial, dirigir com cautela e estar aberto à conversa (quando desejado) pode aumentar as chances de receber mais corridas.
Aproveitar horários de pico
Na tentativa de driblar o trânsito, é comum que muitas pessoas recorram a aplicativos de transporte. Logo, ficar próximo à estações de trem, ônibus ou metrô no horário de pico pode garantir corridas com frequência.
Fazer entregas
Os aplicativos também oferecem a opção de realizar entregas em vez de transportar passageiros. E quando há demanda pelo serviço na região, é recomendável aproveitá-la.
Buscar locais movimentados
Festas e eventos costumam reunir muitas pessoas que optam por deixar o carro em casa. Por isso, ficar próximo a esses locais pode aumentar as solicitações e, consequentemente, os ganhos.