Quando um colaborador está insatisfeito ou está com previsão de ser aprovado em outro emprego, surge o receio de pedir demissão e como fazer esse procedimento, de uma forma cautelosa e respeitosa com o ambiente de trabalho. No universo corporativo, não existe um dia exato para informar a decisão de sair do emprego, pois depende muito da sua situação e dos seus objetivos. No entanto, algumas considerações podem ser ressaltadas para ajudar nesse processo delicado.
Quando a pessoa tem a opção de escolher o dia, normalmente pensa em pedir a demissão perto do final de semana, permitindo que a empresa processe a informação e inicie o planejamento para a sua saída durante o fim de semana, e você começa a semana seguinte com foco na sua nova fase. Por isso é comum que essas solicitações ocorram entre quinta ou sexta-feira.
Como pedir demissão da melhor forma de uma empresa
Se por um acaso conseguir outro emprego, mas ainda está envolvido em um projeto na atual empresa, o recomendado é aguardar a conclusão. Isso demonstra profissionalismo, evita deixar um trabalho incompleto e pode até te render um bom feedback na saída. Lembrando que, se tiver um novo emprego para começar, é importante considerar o aviso prévio. Geralmente, o aviso prévio é de 30 dias. Certifique-se de que a data de saída da sua empresa atual não conflita com a data de início do seu novo emprego.
É bom evitar pedir demissão de cabeça quente, durante um momento de raiva ou frustração. Antes de ter certeza, reflita sobre essa decisão que pode ficar marcada no seu histórico profissional. Embora você esteja saindo, tentar minimizar o impacto da sua saída na equipe, como forma de demonstrar profissionalismo.