O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de alguns encontros comerciais na China e anunciou um novo pacote de investimentos de chineses ao mercado brasileiro, de R$ 27 bilhões. Nele, foi confirmado que a empresa Meituan, gigante chinesa no mercado de delivery de comida, está disposta a investir no mercado nacional pelos próximos cinco anos, uma notícia que interessa os CEOs do Ifood, que terá uma concorrência direta.
A operação será feita por meio da Keeta, marca internacional da companhia, que possui mercado em Hong Kong e Arábia Saudita. O planejamento é que a Meituan chegue nos próximos meses, com a promessa de movimentar o setor de entregas do país. Além do Ifood, a empresa chinesa também tem intenção de disputar espaço com o Rappi, duas empresas consolidadas de entrega no Brasil, mas que também possuem um alto índice de reclamações.
Detalhes da vinda da Meituan pro Brasil e o impacto positivo na economia
Com a chegada de um novo serviço de entrega, a estimativa é de que ofereça até 100 mil empregos indiretos no país e a criação de uma central de atendimento no Nordeste, com até 4 mil vagas diretas. Fundada em 2010, a Meituan surgiu como um site de compras coletivas e se desenvolveu rapidamente para ser um serviço de entregas, tornando-se um dos maiores da China.
Com a promessa de oferecer serviços diversos, a plataforma integra serviços como delivery de comida, reservas em restaurantes, compra de passagens, agendamento médico, contratação de serviços domésticos e pagamentos digitais — tudo em um só aplicativo. Só em 2024, foram mais de 98 milhões de entregas por dia.