Conhecida pelo slogan “o café forte do Brasil”, a Pilão é uma das marcas de café mais famosas do país, sendo muito apreciada por sua qualidade e preço reazoavelmente acessível.
Mas apesar de sua origem nacional, a marca já é administrada por empresas multinacionais há décadas e, recentemente, foi adquirida por mais uma grande corporação do mercado.
Isso porque, no mês passado, a Keurig Dr Pepper (KDP), gigante estadunidense do ramo de refrigerantes, investiu cerca de US$ 18 bilhões na aquisição da Pilão, que nos últimos anos, fez parte do catálogo do grupo holandês JDE Peet’s.
A compra deve ser concluída até o primeiro semestre de 2026, e basicamente, serve como um sinal de que a KDP pretende expandir ainda mais o seu alcance no mercado de bebidas quentes, mas já se consolidando em posições de liderança.
Afinal, apesar da forte concorrência no setor cafeeiro nacional, a Pilão continua entre os nomes mais populares. E sob o comando da KDP, a marca deve continuar a investir em novidades que reforcem sua reputação.
O futuro da Pilão: principais mudanças após a venda da marca
Como a transação ainda está em andamento, a venda da Pilão não trouxe impactos imediatos aos consumidores. No entanto, especialistas do setor já antecipam possíveis mudanças a médio e longo prazo, incluindo:
- Preços: a volatilidade das cotações e a alta nos custos do grão podem gerar reajustes no preço final, pesando no bolso dos consumidores;
- Variedade: conhecida por sua experiência no segmento de cafés em cápsula, a KDP pode contribuir para a expansão do portfólio da Pilão no mercado brasileiro. Além disso, o público que busca sofisticação também pode ser agraciado com versões exclusivas do café;
- Distribuição: por conta de sua estrutura global, a KDP pode ampliar a atuação da Pilão em novos mercados e fortalecer sua presença em plataformas digitais.